RUA JOSÉ LUCAS

O tema de nossa coluna desta semana, meus caros leitores, é uma das ruas do centro de Atibaia. A José Lucas.

A rua José Lucas é também chamada de rua Direita. Foi o povo que lhe deu essa outra denominação

A rua José  Lucas faz a ligação entre duas praças importantes de Atibaia. Claudino Alves (largo da Matriz)ao Largo dp Rosário e à praça Guilherme Gonçalves.

Três travessas cruzam com ela: a Rua José Ignácio, a Rua José  Bim e, de outro lado, a travessa Benedita Leite,antiga travessa São Benedito. Durante muito tempo, mela só havia quase casas  residenciais.So modernamente há um granúmerp de de lojas comerciais. No passado, décadas de 40, 50, 60  funcionavamlá algumas lojas comerciais, como o  Banco Mercantil, o Banco do Estado de São Paulo.

Nessa rua ficava  aAuto Viação Joanópolis> Os ônibus para São Paulo e cidades vizinhas partiam e chegavam em frente a um bar onde ficavam as bilheterias para venda de passagens.

Na Rua José Lucas  sempre se localizou o prédio colonial Casarão dos Ferraz. Na outra esquina se localizou um hotel tradicional de A Atibaia, O Hotel Municipal que há varias décadas foi demolido.Durante muito tempo ali ficou um terreno vazio onde tinha um coreto. Mais recentemente ali foi construído o Centro Cultura André Carneiro.

Siqueira CampoS (“José Lucas” (1802-1870), conhecido como “José Lucas” por ter filho de  Lucas da Siqueira Franco.

JoséLucas fale\ceu em em Baependi (MG), em 11 de setembro de 1.870.

Pertenceu a tradicional família atibaiana e foi uma das mais brilhantes figuras políticas do período imperial.

Era um entusiasta das festas religiosas

e folclóricas. Deu grade apoio às cavalhadas e  às congadas.