Mediação de conflitos é retomada em Atibaia por teleconferência

Segundo o Dr. Rogério, “por meio da mediação é possível o tratamento mais rápido e adequado a conflitos de natureza familiar”.

 

 

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, de Atibaia, retomou as audiências, ainda no formato pré-processual e por teleconferência, realizando 14 audiências até 17 de julho. Devido à pandemia do coronavírus, as audiências presenciais, na sede que fica no centro da cidade, não têm data para voltar. A proposta é reiniciar as audiências processuais em breve e de forma online.
Questões envolvendo empresas e casos de família, como divórcio, estão sendo acolhidos pelos conciliadores, articulados pelo chefe da seção Edson de Oliveira Dorta, sob a orientação, filosofia de trabalho e inspiração do juiz de Direito Dr. Rogério Correia, responsável pela unidade de Atibaia e pela unidade de Jarinu, inaugurada no ano passado. A importância da mediação na solução de conflitos e na redução dos processos na Justiça já é bastante reconhecida na sociedade. Com os acordos realizados, os acordos de paz expandem seu território.
O sistema de teleconferência utiliza aplicativo (Microsoft Teams) que permite reunir grupos virtuais, partilhar documentos e receber a assinatura online das partes envolvidas. Em 2019, o CEJUSC Atibaia agendou 3.061 sessões de conciliação. Deste total, 1.451 sessões foram da área da família, com índice de acordo de 74%. Outras 1.610 sessões foram da área cível, com índice de acordo de 37%. Os números do primeiro semestre de 2020 foram prejudicados pela pandemia.
Segundo o Dr. Rogério, “por meio da mediação é possível o tratamento mais rápido e adequado a conflitos de natureza familiar, desavenças entre vizinhos ou mesmo entre envolvidos em acidentes de veículos. É a ampliação concreta do direito constitucional do acesso das pessoas à ordem jurídica justa”.