SAAE alerta sobre a necessidade de economia de água durante a quarentena

Empresa conta com a colaboração dos moradores para conter o consumo excessivo.

Diante a pandemia do novo Coronavírus, o Governo do Estado de São Paulo estendeu nesta semana o prazo de quarentena até o dia 22 de abril, a fim de evitar o contágio da doença. Com a maioria das pessoas em casa, o consumo de água pode aumentar consideravelmente, além de haver uma possível crise hídrica, já que estamos no outono e as chuvas são menos frequentes, se não houver um uso consciente deste recurso.
A SAAE Atibaia, empresa responsável pelo abastecimento de água na cidade, alerta a população atibaiense sobre a importância da economia desse recurso, mesmo diante deste estado de calamidade. Como a higiene das mãosmostrou-se uma grande aliada para conter o Covid-19, durante a lavagem mantenha a torneira fechada, assim evita-se o desperdício de cerca de 20 litros.
Durante os banhos, seja prudente: 5 minutos são suficientes para a higienização do corpo e, assim, é possível economizar de 30 a 90 litros. É importante indicar para que ninguém escove os dentes com a torneira aberta, use-a apenas para enxaguar a escova, afinal, se 10 milhões de brasileiros escovarem os dentes 3 vezes ao dia com a torneira fechada, usando apenas um copo d’água para enxague, ao final de um mês seria possível economizar o equivalente a uma hora do volume de água que cai pelas Cataratas do Iguaçu.
Na lavagem de utensílios de cozinha, limpe o máximo que puder os restos de comida de pratos e panelas antes de usar água. Enquanto ensaboa a louça, deixe a torneira fechada e, se utilizar máquina de lavar, use-a apenas quando estiver na capacidade máxima.
É importante também sempre verificar o hidrômetro para evitar desperdícios. Para obter o consumo diário, o morador poderá anotar a leitura do hidrômetro por dois dias consecutivos e subtrair o valor entre eles. A partir disso, para obter a projeção do mês, multiplique o consumo diário por 30 dias. Observe o resultado e compare com o consumo usual. Caso a diferença seja grande, atente-se para a possibilidade de indícios de vazamento, que poderá ser analisado quando o ponteiro estiver rodando, mesmo sem o uso de água.
Para Fabiane Santiago, Superintendente da SAAE, a colaboração dos moradores é o principal fator para evitar o desperdício nesta fase de isolamento social. “Sabemos que o período é crítico e que, com maior número de pessoas em casa, o consumo tende a aumentar, é quase inevitável, mas pequenas atitudes podem ser incorporadas na rotina de todos para que o uso da água seja racional”, ressaltou a Superintendente.