Hospital de campanha de Bragança fica pronto na segunda e terá 30 leitos

O deputado Edmir Chedid (DEM) visitou nesta quarta-feira (15) as instalações do hospital de campanha que está sendo montado em Bragança Paulista para contribuir com as atividades de enfrentamento do coronavírus. A estrutura criada a partir de parceria firmada com a prefeitura ocupa uma área anexa à Santa Casa de Misericórdia, localizada no centro do município.

A unidade de saúde pública estará concluída na próxima segunda-feira (20) e contará com 30 leitos exclusivos aos pacientes diagnosticados com a Covid-19. No local, haverá uma equipe composta por profissionais especializados, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e psicólogos, além de nutricionistas e assistentes sociais caso seja constada a demanda no hospital.

De acordo com o parlamentar, a unidade de saúde pública receberá pacientes encaminhados pelos serviços de emergência, que deverão chegar de ambulância em estados mais críticos, ou pelo sistema de regulação, após terem passado por atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou pela UPA Bom Jesus. “A prefeitura optou pela parceria em vez de gastar com o aluguel de imóveis”, afirmou.

Edmir Chedid explicou que, com base nas informações preliminares, os profissionais especializados decidirão qual o encaminhamento adequado ao paciente. “Na prática, o paciente poderá ficar num dos 30 leitos do hospital de campanha e, nos casos mais graves e urgentes, poderá seguir para um dos 50 leitos já disponibilizados pela Santa Casa de Misericórdia, inclusive com UTI”, completou.

Pandemia do Coronavírus

Durante visita às instalações do hospital de campanha, Edmir Chedid reafirmou que a pandemia exige muitas internações, que devem saturar o sistema de saúde. O hospital de campanha, segundo ele, contribuirá para desafogar a demanda por leitos aos pacientes com a Covid-19 de baixa complexidade. “São os que devem permanecer internados, mas sem todos os cuidados de UTI”, comentou.

“A expectativa é de que nada disso seja utilizado. Mas a prefeitura de Bragança Paulista, por determinação do prefeito Jesus Chedid e do vice Amauri Sodré, tem se empenhado em garantir os benefícios para o tratamento dos pacientes que se infectarem com a Covid-19. Por isso, nunca é demais lembrar as orientações para que todos continuem em casa para evitar o contágio da doença”, concluiu.

Hospital de Campanha

A visita às instalações do hospital de campanha também contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Marina de Oliveira, do diretor-executivo do Complexo Hospitalar Santa Casa, Francisco Carlos dos Santos, da superintendente Administrativa, Marta Michelan Santoro, do superintendente Operacional, Eduardo Silva, e ainda do diretor-técnico, Filadelfo Gândara Martins Neto.