Prefeitura cria plano de contingência para combater o Coronavírus em Atibaia

Veja o que muda a partir de amanhã em Atibaia devido a prevenção do novo Coronavírus.

A reunião extraordinária convocada pela Prefeitura da Estância de Atibaia na manhã deste domingo (15), no Fórum Cidadania, definiu o plano de contingência a vigorar no município para evitar o contágio pelo novo Coronavírus na cidade. Na ocasião, estiveram reunidos o prefeito Saulo Pedroso de Souza, o vice-prefeito Emil Ono, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Simone Cardoso, os secretários e coordenadores das pastas da municipalidade, membros do governo e alguns vereadores. Após explanação da situação nas esferas global, nacional e local, a Prefeitura comunica a população que o protocolo adotado consiste nas seguintes determinações:

Educação
A partir do dia 23, próxima segunda-feira, as aulas da rede municipal, creches, ensino infantil e ensino fundamental, estarão suspensas, com as escolas e creches fechadas até nova determinação. Para que pais e responsáveis tenham tempo hábil de organizar a nova rotina, durante esta semana, de 16 à 20, a suspensão das aulas será gradativa, com orientação de prevenção aos pais e alunos. Não serão contabilizadas faltas aos alunos cujos pais optem por deixá-los em casa. A Prefeitura recomenda que alunos que frequentarem as aulas evitem contato com idosos.

Saúde
A Prefeitura determinou que a partir desta quarta-feira (18) os postos de saúde do Centro e do Cerejeiras (unidade Pedro Maturana), funcionem 24 horas, sendo das 7h às 16h atendimento normal e das 16h às 7h exclusivamente para sintomas de Coronavírus. Já, as unidades de saúde do bairro do Portão e do bairro do Tanque, atenderão após o expediente normal, até a 1h da manhã, somente casos relacionados aos sintomas do COVID-19. Santa Casa e UPA serão referência para casos que apresentarem gravidade. Nos dias 16 e 17, os profissionais da saúde vão participar de capacitação para atendimento específico para o Coronavírus.

A Prefeitura ainda contratou a locação de mais 20 equipamentos respiradores, para possível necessidade. A convocação de mais médicos aprovados no último concurso já foi realizada e está autorizada a contratação emergencial de médicos em substituição temporária para suprir a demanda. Também serão chamados outros profissionais da área da saúde, como enfermeiros e técnicos em enfermagem. Até dia 7 de abril, mais seis médicos disponibilizados pelo governo federal, por meio do programa Médicos pelo Brasil devem assumir suas funções em Atibaia.

É importante ressaltar que em obediência ao protocolo de saúde já existente, somente o médico pode decidir sobre a coleta de material a ser enviado para o Instituto Adolfo Lutz para análise.

Atendimento ao Público
Outra recomendação de suma importância é que a população que utiliza os serviços de atendimento público oferecidos pela Prefeitura não se desloquem até as repartições públicas, mas que utilizem o sistema Atibaia Sem Papel, acessando o site oficial. Informações sobre IPTU, SAAE, PAT, e demais serviços locados no prédio do FACILITA, entre outros, deverão ser acessados por meio do Atibaia Sem Papel, uma vez que o atendimento ao público estará suspenso nos referidos locais.

Lazer e Eventos
A partir desta segunda-feira (16), os equipamentos públicos de lazer e entretenimento estarão fechados, entre eles, Centro de Convenções Victor Brecheret, Casa da Cultura Jandira Massoni, Centro Cultural André Carneiro, Parque Edmundo Zanoni, bibliotecas, ginásios de esportes e piscinas públicas. Ainda, todos os eventos que estavam programados para os locais citados estão cancelados até nova determinação, incluindo a Dobrada Cultural e atividades do Mês da Mulher. As feiras livres, noturnas, de artesanato e do produtor também estão suspensas até segunda ordem. A orientação para atividades religiosas é que sejam realizadas via transmissão online, sem a presença de público.

Confira as medidas adotadas em Atibaia e como funcionarão os serviços públicos:

SUSPENSO A PARTIR DE 16 DE MARÇO
– Eventos Públicos, Atividades Esportivas, Culturais, Lazer e Entretenimento;
– Parque Edmundo Zanoni e outros, Centro de Convenções, Ginásios Poliesportivos, Piscina Pública, Biblioteca, Feira Livre, Noturna, de Artesanato e do Produtor Rural;
– Atendimento nas repartições públicas da Prefeitura, Facilita, PAT, Gabinete e SAAE;
A Prefeitura orienta para quem necessitar atendimento, utilizar o sistema atibaia.sp.gov.br/sempapel.

AULAS ESCOLARES
– Entre 16 a 20 de março, funcionamento como forma preventiva para orientação aos pais e alunos;
– A partir do dia 23 de março, todas as escolas, creches e EJA, estarão fechadas e as aulas suspensas.

UNIDADES DE SAÚDE
– Santa Casa, UPA e SAMU, atendimento normal 24h;
– Todas as Unidades de Saúde, atendimento normal das 7h às 16h;
– A partir de 18/3, as Unidades de Saúde do Tanque e do Portão, estarão atendendo das 16h à 1h, e as Unidades de Saúde do Centro e Pedro Maturana, no Jd. Cerejeiras, das 16h às 7h, casos específicos de sintomas do Coronavírus.

Evite aglomeração, principalmente durante o uso do transporte coletivo.

Empresas, Indústrias, Comércios, Agências Bancárias, Lotéricas e demais órgãos da iniciativa privada, a orientação é para se adotar as recomendações, tanto da Prefeitura, como dos órgãos de vigilância em saúde.

 

Deixe uma resposta