Secretaria de Cultura lança edital para interessados em expor em espaços culturais

Edital é para interessados nos seguintes espaços: Centro Cultural André Carneiro, Centro de Convenções e Casa da Cultura JandyraMassoni.

 

 

O Atibaiense – Da redação

 

Na edição de sábado (14) da Imprensa Oficial de Atibaia foi lançado um edital da Secretaria de Cultura e Eventos direcionado aos interessados em realizar exposições, em 2020, no Centro Cultural André Carneiro, Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret e Casa da Cultura JandyraMassoni. As inscrições são gratuitas, começaram na segunda-feira (16) e seguem até 30 de janeiro de 2020.

Os interessados deverão apresentar um Projeto de Exposição e uma Proposta de Contrapartida. O objetivo do edital é a seleção de até quatro projetos de exposições para os espaços culturais: Centro Cultural André Carneiro (Rua José Lucas, nº 28, Centro); Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret (Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcez, nº 511, Vila Thaís); e Casa da Cultura JandyraMassoni (Praça Aprígio de Toledo, nº 130, Centro).

Os projetos poderão ser de exposições individuais, coletivas ou curatoriais, abrangendo todas as linguagens das Artes Visuais. As propostas deverão respeitar as especificações do regulamento.

O Edital prevê que cada exposição deverá durar 40 dias corridos, havendo ainda um prazo para montagem e desmontagem. O calendário será definido pela Secretaria de Cultura. Os projetos deverão ser inéditos em Atibaia.

As inscrições poderão ser feitas via Correio ou pessoalmente, respeitando a data para início e término do período de inscrições. Serão excluídas automaticamente inscrições realizadas fora do período determinado no regulamento. A entrega dos documentos deve ser realizada na Casa de Cultura JandyraMassoni, localizada à Praça Aprígio de Toledo, 130, Centro, Atibaia/SP  –  CEP  12940-670.  No  envelope  deverá  constar:  Projeto  de  Exposição para  Espaços  Culturais,  2020.  A/C  Departamento  de  Cultura.

Não serão aceitas obras de arte no ato da inscrição, apenas o material fotográfico com boa resolução, qualidade e devidamente identificado.

A Proposta de Contrapartida deverá ser apresentada com a documentação no ato de inscrição, contendo a descrição da atividade que será oferecida. Pode ser palestras, oficinas, debates etc.. “A proposta de contrapartida deverá atender à comunidade local ou difundida em outras regiões da cidade, a fim de fomentar a arte e a cultura propiciando a interação e o envolvimento de outros públicos com o processo criativo e artístico do proponente, contribuindo com a divulgação do trabalho do artista, com a formação de público e principalmente com a cidadania através da arte”, diz o Edital.

A seleção dos projetos será em duas etapas, de acordo com o Edital. Primeiro ocorrerá a análise dos documentos entregues na inscrição e em seguida a análise da Comissão de Seleção dos projetos. A Comissão de Seleção dos Projetos será formada por dois servidores da Secretaria de Cultura e um convidado “de notório saber na área de Artes Visuais do município”, prevê o Edital.

Os projetos serão selecionados segundo os critérios: relevância para os espaços culturais e para o município; relevância para o desenvolvimento e difusão das Artes Visuais e proposta inovadora; coerência da proposta expositiva com a conceitualização apresentada; viabilidade de execução, integridade do local e compatibilidade com os espaços culturais; proposta de contrapartida alinhada ao projeto expositivo.

A pontuação de cada projeto irá variar de 0 a 100. O total de pontos definirá os selecionados.

Os escolhidos serão os responsáveis por motar as exposições nos espaços, incluindo os materiais necessários. A Secretaria de Cultura ficará responsável por criar material de divulgação, divulgar as exposições em mídias vinculadas à Secretaria de Comunicação da Prefeitura e criar os convites virtuais, além de divulgar em redes sociais.; disponibilizar um servidor público para atender à visitação nos horários de funcionamento dos espaços expositivos; manter o livro de Registro de Visitas no espaço para identificação do público visitante; disponibilizar um servidor público para acompanhar a montagem da exposição e orientar sobre o uso adequado do espaço; fornecer o transporte das obras, se necessário, desde que acordado entre a Secretaria e o artista selecionado, levando em consideração a distância de até 100 km e veículos disponíveis.

A Secretaria de Cultura também deverá fornecer café padrão para até 50 convidados no dia da abertura da exposição.

O resultado do Edital será divulgado a partir do dia 20 de fevereiro de 2020, na Imprensa Oficial Eletrônica.

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