Dia da Consciência Negra nas Escolas da Rede Municipal

Atividades realizadas para os alunos na última quarta-feira, dia 20 de novembro, englobam conscientização e interação entre as crianças.

 

 

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no dia 20 de novembro. A Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Educação, promoveu diferentes atividades sobre este dia em escolas da Rede Municipal, com destaque para: Therezinha Sirera, Diretora Eleonor de Barros, Waldemar Bastos Buhler, Rosiris Maria Andreucci Stopa, Estudante Nelson José Pedroso e Pedro de Alcântara.

As escolas realizaram atividades com as crianças para estimular e conscientizar sobre a cultura negra. Foram contadas histórias, realizadas apresentações teatrais, oficinas de pintura e colagens, produção de poesias e redações, confeccções de bonecos e debates histórico culturais.

Os educadores abordaram temas como a escravidão, Zumbi dos Palmares, racismo, papel do negro e da mulher na sociedade, equidade e liberdade. O principal objetivo da iniciativa é desenvolver o senso crítico nas crianças diante da realidade em que vivemos.

Na Escola Municipal Diretora Eleonor de Barros, a tia Baixinha realizou uma contação de história, adaptada com personagens confeccionados em peneiras plásticas, baseada na fábula de Esopo “O Leão e o Rato”.

O destaque da Escola Municipal Estudante Nelson José Pedroso foi a aluna do 5º ano, Isabela Bueno, que escreveu o lindo poema “Sou negro sim!!!”.

Deixe uma resposta