Viveiro Municipal produz até 20 mil mudas nativas por ano

Atibaia conta com um Viveiro Municipal com capacidade de produção anual de 20 mil mudas nativas. Localizado na Estrada Municipal Juca Sanches, s/n°, bairro Boa Vista, o viveiro, sob administração da Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, além das próprias mudas de árvores nativas é destinado à produção de mudas de flores e de morangos, entre outros cultivos.

O Viveiro Municipal disponibiliza anualmente centenas de mudas nativas para a população, sendo que a maior parte é doada para produtores rurais, escolas e associações com a finalidade de recuperar nascentes, reflorestar Áreas de Preservação Permanente (APP), implantar hortas e promover ações de arborização no município.

A Prefeitura também auxilia o produtor rural por meio da doação de mudas de morangos, e as flores do Programa Atibaia Florida, que tem como objetivo embelezar ainda mais o município e incentivar o turismo, o comércio e a produção agrícola, também são cultivadas no Viveiro Municipal.

A Secretaria de Agricultura ainda coordena, com o apoio e o assessoramento do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR, a “Patrulha Agrícola Mecanizada Municipal”, que tem como objetivo prestar serviços às propriedades rurais familiares e propriedades rurais, visando o aumento da produção e produtividade das pequenas propriedades, diversificação de atividades e melhoria das condições de vida da população rural familiar.

A “Patrulha Agrícola Mecanizada Municipal” dispõe de tratores e implementos para prestação de serviços a um custo reduzido. Dentre os serviços executados estão o preparo do solo, a correção de solo e o plantio, com o enfoque de conservação dos solos, das águas e do meio ambiente.

Mais informações na Secretaria de Agricultura, localizada na Estrada Municipal Juca Sanches, nº 400, bairro Jardim Brogotá, ou pelo telefone (11) 4414-3985.

Deixe uma resposta