Ações de arborização urbana são intensificadas em Atibaia

A presença de áreas verdes e de árvores no ambiente urbano é imprescindível para amenizar os problemas ambientais e impedir agravamentos. Além de tornar a cidade mais bonita, a arborização promove uma melhoria significativa na qualidade de vida da população. Por isso, a arborização urbana é uma das preocupações da Prefeitura da Estância de Atibaia, que tem buscado incentivar e promover diversas iniciativas relacionadas ao tema.
Ao longo dos últimos anos, a Prefeitura vem realizando ações de arborização com envolvimento da comunidade estudantil. As crianças e adolescentes, além de representarem o futuro da cidade, possuem o importante papel de disseminar/difundir junto aos adultos informações ecológicas e boas práticas ambientais.
Em 2017, Atibaia promulgou uma lei específica para arborização urbana que dispõe sobre os procedimentos de licenciamento, compensação ambiental e fiscalização da arborização urbana do município. Essa lei institui o “Guia de Arborização Urbana (GAU)”, com a finalidade de orientar a população quanto aos plantios e manejo de espécies arbóreas nos espaços urbanos do município.
O material sobre arborização urbana encontra-se disponível para consulta no site da Prefeitura da Estância de Atibaia.
Também em 2017, Atibaia implantou o “Piloto de Floresta Urbana” com a participação de alunos e educadores da Escola Municipal Prof.ª Maria Helena Ferraz e da Escola Estadual Carlos José Ribeiro. Houve um plantio de mudas de árvores em duas calçadas da Avenida Terceiro Centenário, em frente à escola. Na ocasião, foram plantadas mais de 20 mudas de árvores apropriadas para o meio urbano, que se somaram às árvores já existentes na calçada.
Além das mudas, no local também houve plantio de grama para formação de uma “Calçada Ecológica”. O objetivo da ação foi incentivar a população a agir dessa forma quando construir ou reformar calçadas, além de promover uma cidade com mais sombras e florida. Vale lembrar que, desde então, o Piloto de Floresta Urbana recebe manutenções periódicas da Prefeitura.
Na calçada ecológica também foi criado um “Espaço Árvore”, área permeável (gramada) destinada à implantação de uma muda arbórea de grande porte, preferencialmente, ou médio porte, sempre em calçadas que tenham, no mínimo, 2,5 metros de largura.
No local foi plantada a espécie pata-de-vaca, adequada à arborização urbana. Ao lado, no limite do Espaço Árvore, foi instalada uma placa contendo a identificação e as coordenadas geográficas da árvore.
O Espaço Árvore deve ser preservado permanentemente para o desenvolvimento do exemplar arbóreo. Caso a árvore existente seja suprimida do local, deverá ser substituída. E estão sujeitos às sanções previstas em lei os infratores que causarem danos ao Espaço Árvore.
Todas essas ações de arborização são incentivadas pelo Programa Município VerdeAzul, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria Estadual do Meio Ambiente que concede um certificado (Selo Município VerdeAzul) aos municípios paulistas que desenvolvem ações e projetos na área ambiental.
Atualmente, está em fase de licitação a contratação de empresa especializada para a prestação de serviços de arborização urbana em praças e calçadas de Atibaia, localizadas, preferencialmente, nos bairros carentes em cobertura vegetal no município.

Foto: Ilustrativa

Deixe uma resposta