Pouco mais de 54% dos eleitores de Atibaia fez a biometria

Pouco mais da metade do eleitorado está apta a votar em 2020. Restante deve agendar a biometria obrigatória até dezembro.

O Atibaiense – Da redação

Em Atibaia, 54,41% dos eleitores já realizou a biometria obrigatória no cartório eleitoral. São 59.497 dos 109.348 eleitores do município. Os dados foram atualizados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na última segunda-feira (16).

Os outros 49.851 eleitores (45,59%) terão até 19 de dezembro para comparecer ao cartório eleitoral do município e realizar o procedimento. Quem não comparecer poderá ter o título de eleitor cancelado.

Neste sábado (21) haverá plantão em todo o estado de São Paulo, incluindo o cartório eleitoral de Atibaia, que fica na Rua José Inácio, 329 – Centro. O plantão será das 8h às 13h e é organizado pela Justiça Eleitoral.

O plantão tem o objetivo de facilitar o comparecimento do eleitor que não tem disponibilidade no horário de atendimento padrão dos cartórios e postos (de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h). O cidadão deve fazer agendamento na internet, para maior conforto.

Mesmo nas cidades em que ainda não há essa obrigatoriedade, o TRE-SP recomenda que o eleitor se adiante e aproveite a oportunidade do plantão, com o objetivo de evitar filas em um momento posterior, dado o provável aumento da procura. O procedimento, envolvendo a coleta de impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada, dura cerca de 15 minutos. Vale lembrar, no entanto, que em Atibaia já é obrigatório.

Em 30 de agosto, o prazo para cadastramento obrigatório se encerrou em 16 municípios do Estado: Águas de Lindóia, Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Barão de Antonina, Eldorado, Emilianópolis, Fernão, Gália, Garça, Iporanga, Itaporanga, Lindóia, Lupércio, Presidente Bernardes, Riversul e Serra Negra.

Nessas cidades, já não haverá plantão da biometria. O eleitor que não fez o cadastramento pode procurar os cartórios no horário normal de expediente para regularizar a sua situação.

BIOMETRIA NA REGIÃO         

Na região, nenhuma cidade já cadastrou todos os eleitores. A cidade com maior porcentagem de cadastros é Joanópolis, com 70,32% dos eleitores. Dos 9.789 eleitores, 6.884 já realizaram a biometria. Em segundo lugar está Bom Jesus dos Perdões, com 66,30%, Piracaia com 65,98% vem em seguida e Nazaré Paulista tem 61,40% de cadastros. Bragança Paulista tem índice próximo ao de Atibaia. Dos 126.151 eleitores bragantinos, 74.135 realizaram o cadastro, ou 58,77%.

No Brasil, o cadastramento biométrico dos eleitores alcançou, nesta segunda-feira (16), 106,5 milhões de registros, o que equivale a 72,53% do total de 146,8 milhões de pessoas que compõem o eleitorado brasileiro. Antes de iniciar a votação, o reconhecimento das impressões digitais ocorre por meio de leitor biométrico, acoplado ao terminal do mesário. Como cada cidadão possui digitais únicas, a biometria assegura que quem está votando é realmente o dono do voto.

Desde que a biometria passou a ser adotada na Justiça Eleitoral, em 2008, o número de cidadãos cadastrados vem aumentando ano a ano. Na Etapa 2019/2020 do Programa de Identificação Biométrica, está previsto o cadastramento dos eleitores de 1.701 municípios de 16 estados até o fim do ano que vem. A meta é atingir 35 milhões de cidadãos neste biênio.

Para as Eleições Municipais de 2020, a Justiça Eleitoral estima o cadastramento biométrico de 117 milhões de eleitores. A expectativa é que o registro das impressões digitais de todo o eleitorado brasileiro seja concluído até 2022.

 

Deixe uma resposta