Obras na Estação de Tratamento de Esgoto Estoril avançam rumo a universalização em Atibaia

Ampliação e modernização está em ritmo acelerado para a conclusão.

As obras de ampliação e modernização na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Estoril estão a todo vapor e dentro do cronograma previsto pela equipe da Atibaia Saneamento, empresa que mantém uma parceria público-privada com a SAAE e responsável pela coleta e tratamento de esgoto na cidade. De março até agora, os atibaienses puderam acompanhar o crescimento dos trabalhos e foram beneficiados com a entrega da 1ª fase que, em tempo recorde, dobrou a capacidade de tratamento da ETE, dos 110 litros por segundo para 200 litros de segundo.

A finalização desta segunda etapa se dá com a conversão do tratamento da estação, que sairá do atual sistema de batelada, para o fluxo contínuo de aeração prolongada, ou seja, a finalização do efluente será realizada pela liberação de oxigênio para decomposição da matéria orgânica. Além disso, esta fase contará com a construção de dois tanques anóxicos, que são espaços com ausência de oxigênio e a existência de compostos como nitrato e sulfato, três decantadores, responsáveis pela separação do sedimento do líquido, nova casa de lodo, local utilizado para secagem do resíduo originado no processo de tratamento, e uma unidade de gradeamento fino, que retém possíveis resíduos sólidos que foram destinados de forma inadequada.

Segundo o diretor da Atibaia Saneamento, Eduardo Caldeira, as obras garantirão aos mais de 85.000 moradores beneficiados com o sistema da ETE Estoril maior qualidade de vida e melhores condições da infraestrutura. “Com a conclusão desta fase, serão tratados mais de 300 litros de efluentes por segundo, aumentando o índice de tratamento em até 17% percentuais, aproximando a cidade da universalização do esgoto”, ressaltou o diretor.

O prazo estimado para entrega desta 2ª fase é de abril de 2020 e o esperado é que a operação esteja em pleno funcionamento ainda no primeiro semestre de 2020.

Deixe uma resposta