Atibaia é referência nacional em saúde pública para terceira idade

Programas desenvolvidos pela Prefeitura também chamaram a atenção de participantes em congresso no exterior.

O trabalho desenvolvido por Atibaia na promoção da saúde da terceira idade tem gerado, além dos benefícios para os pacientes atendidos, reconhecimento da comunidade médica e interdisciplinar, tanto no país quanto internacional. O Programa Raimunda Moura para Parkinsonianos, participou do “XVI Congreso de Gerontologia y Geriatría”que aconteceu na Argentina entre 22 e 24 de agosto e foi reverenciado por diversos profissionais da área do envelhecimento por sua estrutura, administração e resultados.

O Programa Atibaia Ativa foi avaliado pela pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina em parceira com o Ministério da Saúde em práticas exitosas de atividade física. Na avaliação, Atibaia ficou entre as 10 cidades do país e a única do estado de São Paulo a atingir a pontuação máxima.

Os Programas, Atibaia Ativa e Raimunda Moura para Parkinsonianos, são desenvolvidos pela Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Saúde, e realizados no polo Academia da Saúde. As atividades físicas também acontecem em outros 18 bairros da cidade. A equipe de atendimento é multidisciplinar e conta com: fisiologista, profissional de educação física, médico geriatra, médico neurologista, fonoaudiólogo e psicólogo. Num total de mais de 7 mil pessoas cadastradas, os dois Programas se destacam por serem instituídos, organizados e executados dentro dos parâmetros de gestão, com investimentos em equipamentos de última geração, comprometimento do governo e capacidade técnica científica da coordenação dos Programas e seus profissionais.

Pesquisa SAFE – Programa Atibaia Ativa
Desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Catarina com o apoio do Ministério da Saúde, a Pesquisa SAFE investiga as ações exitosas de atividades físicas realizadas na Atenção Básica de Saúde em todo o Brasil. Foram analisados 5.570 municípios nas regiões Sul, Sudeste, Centro-oeste, Norte e Nordeste. Atibaia, além de receber nota máxima nos quesitos avaliados ficou entre os 10 municípios brasileiros e o único no estado de São Paulo a preencher todos os requisitos avaliados para as práticas exitosas de atividade física. A certificação de Atibaia, pela SAFE, UFSC e CNPq, rendeu a visita da equipe da Pesquisa, nos dias 26 e 27 de agosto, que acompanhou a rotina do Programa Atibaia Ativa, nas sessões de atividade física, avaliações e consultas. O certificado foi entregue para o Executivo Municipal e Coordenação do Programa.

Programa Atibaia Ativa

Programa Raimunda Moura para Parkinsonianos
Com um trabalho multidisciplinar que atende mais de 100 pacientes, o Programa Raimunda Moura para Parkinsonianos participou do “XVI Congreso de Gerontologia y Geriatría” realizado pela Sociedade Argentina de Geriatria e Gerontologia, que aconteceu na Argentina nos dias 22 a 24 de agosto. A coordenação do Programa apresentou os resultados do trabalho de tratamento realizado diariamente, em conjunto com análise técnico científico. Diversos profissionais da área do envelhecimento reverenciaram a estrutura e administração do programa e consideraram interessante a sua replicação em outros países. O presidente da International Association of Gerontology and Geriatris parabenizou o trabalho, empenho e execução do tratamento multidisciplinar para pessoas com doença de Parkinson.

Programa Raimunda Moura para Parkinsonianos

O Programa Raimunda Moura entende que o tratamento e cuidado efetivo deve envolver tanto o paciente quanto seus familiares, como também a sociedade. Nesse sentido há o tratamento do paciente nas esferas física, metabólica, neurológica, geriátrica, fonoaudiológica, cognitiva e emocional. Em relação a família, trabalha-se com orientação e informação sobre a patologia, mudança de comportamento e humor dos pacientes e o estresse do familiar no papel de cuidador. O Programa também objetiva a conscientização da sociedade sobre a patologia.

Mais informações pelo telefone (11) 4413-4749 ou pelo e-mail academiadasaude@atibaia.sp.gov.br.

Deixe uma resposta