A Primavera e os cuidados com a saúde das crianças

A Primavera se aproxima e com ela chegam também as doenças respiratórias provocadas pelas mudanças bruscas de temperatura em um mesmo dia e a intensificação da suspensão de partículas de pólen, pó e outros elementos no ar que respiramos.

As crianças são especialmente afetadas, por serem mais vulneráveis, e, em sua maioria, manifestam processos alérgicos, problemas pulmonares, Asma, bronquite, entre outras doenças que, quando não tratadas, causam distúrbios de linguagem, distúrbio do sono, atraso neuropsicomotor, alterações ortodônticas, déficit de audição e até sequelas respiratórias na idade adulta.

Sintomas como: sonolência, coriza, tosse úmida ou seca, obstrução das narinas pela secreção, mal-estar, febre, dor torácica, dor de cabeça, dor de ouvido, devem ser investigados imediatamente para que o tratamento precoce evite as intercorrências acima mencionadas.

Lavar as mãos, evitar locais com aglomeração de pessoas, hidratação e alimentação adequadas, são coadjuvantes nos cuidados com a saúde respiratória.

A especialidade da pediatria que cuida da prevenção das doenças respiratórias, diagnóstico e tratamento é a Pneumologia Pediátrica, que também é responsável pelo acompanhamento de doenças que acometem outros órgãos com repercussões respiratórias.

​Dra. MARIA JOSE BERALDI BELLINAZZI – CRM SP 70227

Pediatra ePneumopediatra – Médica Cooperada do Sistema Unimed

Unidade Unimed Atibaia e o Centro de Especialidades Unimed Atibaia, estão à Rua Enzo de Almeida Passos, 247 – Recreio Maristela (em frente ao COC).

Foto internet

Deixe uma resposta