Instituto Garatuja abre nova exposição: Fotografia, Gravura e Técnicas Mistas

O Instituto Garatuja abriu no último sábado mais uma exposição que reúne o resultado dos trabalhos realizados no projeto “Garatuja – 35 Anos de Arte e Cultura de Atibaia”. O evento acontece no Centro Cultural André Carneiro, onde estarão expostos trabalhos nas áreas de Fotografia, Técnicas Mistas e Gravura. A exposição apresenta um apanhado do processo de realização desenvolvido em cada uma dessas linguagens.
Na fotografia o visitante poderá entrar numa câmara fotográfica gigante (Câmara escura) e conhecer, do seu interior, o fenômeno da formação da imagem através de um simples furo numa das laterais. Algumas máquinas fotográficas antigas do acervo do Garatuja também integram a mostra. O resultado das oficinas de fotografia, ministrado pelo fotografo Daniel Guedes, também estarão presentes, além de fotos do próprio Daniel.
Na gravura estarão expostas matrizes, trabalhos em xilogravura e painéis didáticos a respeito dos diferentes processos de reprodução da imagem. Nas áreas das técnicas mistas os trabalhos realizados pelas crianças que frequentaram as oficinas desse projeto estarão ao lado de trabalhos antigos, de diferentes técnicas, que integram o acervo mantido pelo Instituto Garatuja referente à expressão infantil e acumulado ao longo de três décadas. A exposição segue até dia 31 de agosto.

Exposição de História
em Quadrinhos
Na sede do Instituto Garatuja segue até o final de agosto a exposição de História em Quadrinhos aberta no último final de semana. A mostra também reúne trabalhos dos alunos frequentadores das oficinas nessa área, além de inúmeras raridades da nona arte pertencentes ao acervo do Instituto Garatuja. São gibis das décadas de 40 a 70dividido em cinco segmentos: Infantil, terror, nacional, clássicos e outros, contendo uma pequena mostra do que de melhor se produziu na narrativa quadrinizada como O Guri, Tico-tico, O Lobinho, Capitão Estrela e outros.
Durante a permanência das duas exposições serão agendadas visitas monitoras junto a escolas da região e exibição de filmes com temáticas ligadas à linguagem. No final agosto acontece a palestra com Paulo Cheida – gravurista e fundador do Museu Olho Latino, além do workshop com o artista Alex Roch. Tudo gratuito. As exposições finalizam o projeto “Garatuja – 35 anos de Arte e Cultura em Atibaia”, realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e Instituto de Arte e Cultura Garatuja, através do PROAC.

Exposição de História
em Quadrinhos
De 27 de julho a 26 de agosto
Local: Instituto de Arte e Cultura Garatuja
Rua Esmeraldo Tarquínio, 346 – Jardim Tapajós – Atibaia SP. Fone 4412 9964.
Exposição de Trabalhos
em Técnicas Mistas,
Fotografia e Gravura
De 03 a 31 de agosto
Local: Centro Cultural André Carneiro
Abertura: 03 de agosto, sábado, às 16 hs
Palestra com Paulo Cheida – Dia 31/08, sábado, das 15 às 17 h no Centro Cultural André Carneiro
Projeto “Garatuja – 35 anos de Arte e Cultura em Atibaia”, realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e Instituto de Arte e Cultura Garatuja, através do PROAC.

Deixe uma resposta