2ª fase do Exame de Ordem acontece domingo

Professor Fabrício Posocco fala da etapa decisiva e alerta sobre material de apoio.

A segunda fase do XXIX Exame de Ordem Unificado acontece domingo, dia 18 de agosto, das 13h às 18h. Em todo o país, milhares de estudantes e bacharéis em Direito terão de redigir uma peça profissional e responder quatro questões. Só no litoral paulista, 350 pessoas buscarão a aprovação nesta última etapa, para se inscrever nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e exercer a advocacia.
Segundo o professor universitário e de cursos preparatórios para o Exame de Ordem, Fabrício Posocco, o examinado terá de mostrar que tem domínio do raciocínio jurídico, fundamentação, consistência e interpretação dos dispositivos legais.
“A prova prático-profissional, como também é chamada, não é igual para todos. Os temas variam e são pré-definidos pelo candidato no momento da inscrição no exame, antes mesmo da prova objetiva. As áreas à escolha, são: Direito Administrativo, Civil, Constitucional, Empresarial, Penal, Trabalho ou Tributário e do seu correspondente direito processual”, conta o professor.
Além da peça profissional, Posocco alerta para as questões dissertativas. “Diante do alto grau de exigência das peças processuais, que são solicitadas nessa segunda fase, as respostas dessas perguntas também ajudam muito na composição da nota final para aprovação. Por isso, não podem ser desprezadas pelo candidato”.

Prova com consulta
Mesmo com a limitação de áreas do Direito, o conteúdo programático ainda é complexo. De acordo com o professor Fabrício Posocco, a OAB/FGV – organizadoras do certame – permitem a consulta de alguns materiais durante a realização da prova.
“Os candidatos podem levar legislação, súmulas, enunciados, orientações jurisprudenciais e precedentes normativos sem nenhum tipo de comentário ou anotação. O ideal, é trazer um vade-mécum atualizado (ano de 2019), que já possui toda essa coletânea pronta para prova. Todavia, vale frisar que tudo isso só tem utilidade para quem realmente estudou e se preparou para este momento”, finaliza Posocco.

Por Emanuelle Oliveira

Deixe uma resposta