Joanópolis comemora 141 anos e festeja o padroeiro

A Paróquia São João Batista realiza toda a programação religiosa: missas, procissões e inúmeras atividades em comemoração ao padroeiro.

O Atibaiense – Da redação

Joanópolis está comemorando 141 anos de existência, com programação festiva. No calendário de atrações, estão a disposição dos palcos, as apresentações culturais, folclóricas e dos shows, a hora cívica, a alvorada, bem como a organização e fiscalização de barracas de comidas típicas, das barracas de produtos diversificados, parque de diversões, segurança, decoração das ruas da cidade e de toda sua divulgação. A Paróquia São João Batista realiza toda a programação religiosa: missas, procissões e inúmeras atividades em comemoração ao padroeiro.

As festividades acontecem na Praça Padre Domingos Segurado (Praça da Matriz), em seu entorno e em algumas ruas adjacentes, entre os dias 19 a 24 de junho com atividades durante o dia e a noite. Serão três palcos funcionando simultaneamente – além do calçadão de atrações – com espetáculos acontecendo o dia inteiro até a madrugada.

PALCO PRINCIPAL

Neste ano, mais de 50 artistas de diferentes gêneros musicais, rádio festa anunciando as atrações, levantamento do mastro do padroeiro, caiapó, o tradicional pau-de-sebo, barracas de comidas típicas caipira, tropeira e junina entre outras estarão presentes nos 6 dias de festa, com especial atenção diária à qualidade através da equipe da Vigilância Sanitária.

No palco principal, a programação se inicia todos os dias a partir das 21h com grandes shows de artistas e bandas renomados: o destaque deste ano fica por conta do show de Maria Cecília e Rodolfo, na noite do dia 23 – virada para o dia 24, aniversário da cidade.

PALCO CAIPIRA

No palco Joia Rara, músicas dos gêneros pop rock, MPB, rock nacional e internacional, folk e forró prometem agitar a rua, especialmente entre os mais jovens que se aglomeram para curtir atrações locais e regionais de sucesso. Este ano, a inovação fica por conta das apresentações que se iniciam a partir das 14h, nos dias 23 e 24.

Já no palco caipira, as apresentações ficam por conta dos tradicionais violeiros, duplas e cantores sertanejos locais e da região. Valorizando a música raiz e o patrimônio cultural de nosso município e região Bragantina, diversos artistas são convidados a se apresentar. O local também fica muito disputado pois, além da boa música, lá fica instalada a famosa Rua Caipira – que teve sua mudança de lugar em 2018 para proporcionar aos frequentadores mais mobilidade, segurança, beleza, entre outras benfeitorias. A rua traz as barracas típicas com as iguarias tradicionais da culinária caipira representada por joanopolenses comerciantes da cidade.

DAS MAIS TRADICIONAIS

Conhecida como uma das festas mais tradicionais de toda a região, o aniversário de Joanópolis e a Festa do Padroeiro São João Batista unem religiosidade, cultura e multidiversidade. Mantém-se assim a tradição de 141 anos. A cidade se originou em uma festa: sua fundação foi obra dos primeiros moradores locais que se reuniram nos altos cursos dos Rios Jaguary e Cachoeira, onde se localiza atualmente a Igreja Matriz de Joanópolis, para festejar no dia 24 de junho, o transcurso do dia de São João Batista. Após os festejos, decidiram que, a partir daquela data, seria nomeado um festeiro para organizar o evento todos os anos, sendo dessa forma desde 1878.

Muito tempo se passou, a tradição se concretizou e as comemorações do aniversário da cidade foram se transformando, evoluindo, se modernizando. Desde 2014, a festa foi incluída no Calendário Turístico do Estado de São Paulo (Lei Estadual nº 15.405). A partir deste ano de 2019, foi declarada Patrimônio Cultural e Imaterial do Município (Lei Municipal nº1.958), retratando assim a importância do fomento à cultura, promoção da atividade turística e geração de recursos às entidades e comércios participantes.

Deixe uma resposta