Projeto Escola Segura é lançado em Atibaia

Escolas do município contarão com botão de pânico que se acionado alertará Guarda Civil Municipal e demais forças policiais do GGI Atibaia.

Nesta quinta-feira, dia 4 de abril, a Prefeitura da Estância de Atibaia lançou, na EM Padre Armando Tamassia, o Projeto Escola Segura, para instalação de sistema de botão de pânico nas escolas de Atibaia. O projeto, realizado em parceria com a AB&B Segurança e Serviços, tem o objetivo de garantir mais segurança para as crianças da rede municipal de ensino e, se possível, também da rede estadual.
As escolas da cidade começaram a receber um alarme de pânico que, se acionado, alertará imediatamente a Guarda Civil Municipal – GCM Atibaia e, consequentemente, as demais forças de segurança da rede interligada (com compartilhamento de informações estratégicas) que já opera na cidade por meio do GGI Atibaia – Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública.
Estão sendo disponibilizados três “controles remotos” por escola, distribuídos entre diretores, coordenadores e professores, conforme definição da própria unidade, para acionamento da GCM via botão de pânico, a ser utilizado somente em caso de ocorrência grave. As demais ocorrências continuarão sendo registradas por meio de telefones de emergência.
A empresa AB&B Segurança e Serviços doou o sistema, com terminal e alarme instalados na base da GCM Atibaia, e em cada escola está sendo necessária apenas a disponibilidade de uma linha telefônica. Se disparado, o alarme será silencioso nas escolas, mas sonoro na base da GCM, que então providenciará, de forma imediata, o envio de equipes preparadas para o enfrentamento de ocorrências de alta gravidade.
“Após a tragédia em Suzano/SP, o Poder Público e a sociedade ampliaram a discussão sobre soluções para garantir mais segurança nas escolas em todo o país. A partir disso, resolvemos agir prontamente e nos unir à iniciativa privada para viabilizar o Projeto Escola Segura”, afirmou o prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza.
O chefe do Executivo ressaltou ainda que a intenção é ampliar o projeto para as escolas estaduais do município. “O diálogo já está aberto com a Secretaria de Educação do Estado, de quem aguardamos uma autorização para a implantação nessas unidades. Seguimos empenhados para garantir a segurança da nossa cidade e de nossas crianças”, afirmou.
Além do prefeito, estiveram presentes no lançamento do projeto o vice-prefeito Emil Ono; a secretária de Educação, Márcia Bernardes; o secretário de Segurança Pública, Lucas Cardoso; o vereador Sidnei Luciano Gonçalves; a diretora da EM Padre Armando Tamassia, Andreia Tavares; o proprietário da AB&B Segurança e Serviços, Michel Oikawa Bezerra; além de professores, funcionários e alunos da unidade.

 

Deixe uma resposta