Sarampo: vacinação foi abaixo do esperado em 49% dos municípios

A baixa cobertura vacinal e a necessidade de ampliar a imunização contra doenças que haviam sido eliminadas ou erradicadas, mas que voltaram a circular no país, poderão resultar na criação de um pacto sobre vacinação.

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Edmir Chedid (DEM), informou nesta segunda-feira (18) que, dos 5.570 municípios brasileiros, 2.751 (49%) não atingiram a meta da cobertura vacinal contra o sarampo, que deve ser igual ou maior que 95%. Os dados são mais preocupantes nos Estados que registram surto da doença, como no Amazonas.

A baixa cobertura vacinal e a necessidade de ampliar a imunização contra doenças que haviam sido eliminadas ou erradicadas, mas que voltaram a circular no país, poderão resultar na criação de um pacto sobre vacinação. “A proposta foi feita pelo governo federal durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite, que conta com representantes das secretarias estaduais e municipais de Saúde.”
De acordo com o parlamentar, os dados mais atualizados sobre o sarampo são do dia 28 de janeiro e contam com informações repassadas pelas secretarias estaduais ao Ministério da Saúde. “Atualmente, três Estados apresentam transmissão do vírus: Amazonas, com 9.803 casos confirmados; Roraima, com 355; e o Pará, com 62. Apesar de fisicamente distantes, os números nos preocupam”, disse.

Entre fevereiro de 2018 a 21 de janeiro deste ano foram confirmados 10.302 casos da doença no Brasil. Permanecem em investigação 50 casos nos Estados do Amazonas, Pará e Roraima, sendo 33 notificados pelos Estados em janeiro e início de fevereiro deste ano. Estados e municípios investigam os casos e aguardam resultado dos exames laboratoriais para melhor entendimento do cenário de 2019.

Deixe uma resposta