Garatuja promove circuito de sete exposições

No sábado passado, dia 21, no Museu Municipal João Batista Conti, foi inaugurada a última exposição comemorativa aos quarenta anos de atividades consecutivas do Garatuja em Atibaia. A exposição, na entrada, reúne parte do acervo de trabalhos realizados por crianças em diversas técnicas em diferentes períodos.

 

 

No piso superior, integrado ao acervo permanente do Museu, estão expostos os figurinos, objetos e adereços que fizeram parte das apresentações cênicas da entidade, nas danças brasileira e do Quebra Nozes.

A abertura da exposição contou com a apresentação musical de Mel & Tito. Os irmãos deram um show de talento que encantou o público presente. No dia anterior, foi inaugurada no Clube Recreativo Atibaiano, a exposição “A produção gráfica do Garatuja” que reuniu os diversos cartazes e folhetos utilizados para divulgar as ações culturais da entidade, de 1982 até os tempos atuais. As duas exposições, assim como as demais, permanecem abertas à visitação até 13 de novembro.

E mais, no saguão superior da Câmara Municipal estão expostas as fotos dos espetáculos que integraram o projeto As Linguagens da Dança. Na sede da ATA Cultural, no Balneário, estão as fotografias e objetos do projeto Universo Poético-Musical dos Congadeiros de Atibaia, além de objetos e materiais gráficos.

Na sede do Garatuja, Rua Esmeraldo Tarquínio, 346D, duas exposições podem ser vistas: no espaço de dança, estão as fotos analógicas de Élsie da Costa, feitas em 1987, nas primeiras oficinas de dança, públicas e sociais; no ateliê de arte, estão expostos objetos, desenhos e recortes das animações feitas na entidade, além de matrizes e ferramental relativos à gravura.

As exposições procuram fazer uma retrospectiva da atuação da entidade e complementar as informações presentes no livro “Movimentos & Traçados – Ideias e Ações” lançado no dia 11. A publicação faz um registro do Garatuja e sua relação com a cidade.O livro está sendo distribuído gratuitamente aos interessados durante o período dos eventos e exposições. Todos esses eventos fazem parte do projeto “GARATUJA – 40 Anos Dedicados às Artes Visuais e Cênicas na Infância e Juventude”, financiado pelo Edital ProAC Expresso Lei Aldir Blanc 51/2021, um prêmio por histórico de realização para Pontos de Cultura.Participe!

As atividades de comemoração aos quarenta anos do Garatuja são dedicadas à memória de Daniel Gigliotti, que nos deixou recentemente. Daniel, carinhosamente conhecido como “Coquinho”, foi nosso aluno entre 1994 e 1996. Sua prematura ausência deixa um vazio entre os amigos e familiares e uma indagação aos que ficam: O que realmente importa na vida?  O ato de doar seus órgãos, tomada por seus familiares, é mais que uma forma de ressignificar sua ausência… É uma lição de vida e um bom caminho para responder a nossa dúvida.