Integridade da informação e confiança no ambiente digital

O título reproduz um dos focos do Grupo de Trabalho de Economia Digital no G20, que será sediado pelo Brasil. O objetivo é abordar os impactos sociais e políticos do avanço das tecnologias digitais. O evento enfatizará as discussões multilaterais globais que atualmente estão sendo feitas no âmbito da ONU, da Unesco e da OCDE sobre a promoção da integridade da informação.
As discussões terão como base vários debates multilaterais em curso atualmente, como a Iniciativa Por uma Internet Confiável (Internet for trust) da UNESCO, as consultas do Pacto Digital Global (Global Digital Compact) e do documento Integridade da Informação nas Plataformas Digitais da ONU, bem como dos debates da OCDE sobre desinformação.
Além disso, o evento ocorre também em sintonia com o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa da UNESCO, cuja Conferência Global acontecerá em Santiago, Chile, de 2 a 4 de maio, e que também reunirá líderes globais em comunicação e temas correlatos, destacando particularmente o tema da integridade da informação relacionado com as alterações climáticas, acolhendo discussões que incluirão contribuições provenientes deste seminário internacional.
Os objetivos do evento são: reunir diferentes perspectivas para informar os diálogos multilaterais em curso sobre a conceptualização e operacionalização da “integridade da informação”; e proporcionar um espaço de diálogo e intercâmbio de boas práticas e coleta de evidências na promoção da integridade da informação no ambiente digital, dirigido a membros de governos, organizações multilaterais, sociedade civil, setor empresarial e comunidade científica.
O resultado esperado é um relatório oficial com o resumo das discussões ocorridas no evento, com o objetivo de apoiar as discussões do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G-20. A expectativa é estimular diálogos significativos, numa perspectiva global, para um público que inclua representantes da sociedade civil, do setor privado, de governos de todo o mundo e de organizações internacionais.