Doação de Sangue é valorizada em Atibaia

Com a pandemia, os índices de suprimento nos bancos de sangue ficaram ainda mais escassos no Brasil e campanhas nacionais foram promovidas a fim de conseguir mais voluntários.

Foto/Assessoria Sabin Atibaia

 

Hoje, 14 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma data criada pela Organização Mundial da Saúde com o objetivo de incentivar a doação de sangue e suprir a demanda de forma sustentável, para que todas as pessoas que necessitam possam receber um tratamento adequado. Neste ano, a campanha global da OMS tem como lema “Doe sangue, doe plasma, compartilhe a vida, compartilhe com frequência” e destaca a importância da ação nos diversos países ao redor do mundo.

Com a pandemia, os índices de suprimento nos bancos de sangue ficaram ainda mais escassos no Brasil e campanhas nacionais foram promovidas a fim de conseguir mais voluntários. Porém, os dados do Ministério da Saúde, demonstram que a taxa de doação ainda está abaixo dos 2% estabelecidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). No país, apenas 14 entre mil habitantes doam sangue de forma regular.

Por isso, neste ano, o Sabin Atibaia, instituição de saúde que atende a cidade e região, orienta a população sobre quais os requisitos para a doação de sangue. Segundo o Dr. Antônio Paulo Servantes, hematologista do hospital, o voluntário deve ter entre 16 a 69 anos, sendo que os menores de idade precisamapresentar um consentimento formal dos responsáveis. Também é necessário comparecer ao hemonúcleo portando um documento oficial com foto, estar em boas condições de saúde e ter peso mínimo acima de 50kg.

Outra recomendação para o dia da coleta de sangue é que a pessoa esteja bem descansada e alimentada, evitando a ingestão de gorduras nas horas que antecedem a doação, por exemplo. Além disso, Servantes destaca as principais condições que impedem alguém de realizar a doação: estar grávida ou amamentando, ter um piercing em cavidade oral ou região genital, ter realizado tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses, ter feito endoscopia nos últimos 6 meses ou uso de medicamentos anti-inflamatórios há menos de 3 dias, em casos de plaquetas.

“A doação de sangue pode salvar vidas e ajudar pacientes com câncer, vítimas de acidentes de trânsito e queimaduras e pessoas que passam por cirurgias de grande porte ou transplantes, além de suprir emergências de saúde. Por isso, é importante contribuir para que os estoques dos bancos de sangue estejam sempre abastecidos”, explica o hematologista do Sabin Atibaia.

Na região de Atibaia, o hemonúcleo que atende 11 municípios é o Hemonúcleo HUSF, localizado em Bragança Paulista. O centro de saúde funciona de segunda a sábado das 7h30 às 13h na Av. São Francisco de Assis, 260. As doações são feitas mediante ao agendamento pelo telefone (11) 240-1240.

Sobre o Sabin Atibaia: O Albert Sabin Hospital e Maternidade foi inaugurado em 1997 em Atibaia e, atualmente, é referência na região Bragantina na área médico-hospitalar. Tem ampla capacidade de atendimento integrado a um ambiente acolhedor e humanizado. O Hospital conta com mais de 12 mil m2 de área construída, cerca de 100 leitos de internação, duas UTIs, quatro unidades de atendimento e mais de 800 colaboradores.

Além dos pacientes particulares, o Sabin Atibaia, como é chamado, realiza assistência de saúde para beneficiários de mais de 20 convênios médicos, atendendo mais de 17 municípios nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

 

 

Informações à imprensa

Sustentar Comunicação Estratégica

Thais R Croitor – thais@agenciasustentar.com.br

(11) 4260-1916 / (11) 94768-5814