Reajustes salariais de servidores municipais devem impactar na economia de Atibaia

Prefeitura apresentou essa semana projeto de lei para gratificação a servidores designados a trabalhar no PROCON Municipal.

O Atibaiense – Da redação

Começou a tramitar na Câmara esta semana um Projeto de Lei Complementar que cria gratificação no valor de 30% sobre o salário base do servidor público efetivo designado para exercer atividades no PROCON Municipal. Em abril, foram aprovados os reajustes salariais de servidores da Prefeitura, Câmara Municipal e SAAE. Esses aumentos devem refletir na economia da cidade, aumentando o poder de compra dessa parcela da população.
Com relação ao PROCON, o projeto ainda será analisado e a gratificação se deve ao fato de que os servidores designados para o órgão vão acumular funções, ou seja, devem continuar exercendo suas atividades efetivas e ainda o atendimento no órgão de defesa do consumidor. Se aprovado, os servidores que atuarão no PROCON Municipal deverão estar devidamente habilitados com aprovação em curso oferecido pela própria Fundação Procon-SP.
Os reajustes salariais de todos os servidores foram aprovados em abril e pagamentos foram feitos retroativos a março. A Câmara Municipal concedeu reajuste de 19,45% aos servidores do Legislativo e ainda um aumento no valor do vale refeição e do vale alimentação, o que acaba por beneficiar também restaurantes, lanchonetes e supermercados, já que servidores usam seus vales nestes estabelecimentos.
Na Prefeitura, o reajuste salarial foi de 12% a contar de 1º de março de 2022 e haverá mais 3% a contar de 1º de agosto de 2022. Na SAAE, o percentual é de 10,20% para todos os salários vigentes.
Os órgãos públicos estavam proibidos, por lei federal, de conceder reajustes salariais desde maio de 2020, devido à pandemia. A proibição terminou em dezembro de 2021, por isso houve os reajustes em 2022.
Os reajustes salariais não apenas compensam as perdas do poder de compra registrados nos últimos dois anos, mas também devem colaborar para a economia do município a partir de agora.
A expectativa é de que as famílias beneficiadas pelos reajustes gastem na cidade, ajudando a girar a economia, seja no comércio ou na prestação de serviços.

GERAÇÃO DE EMPREGOS
O saldo positivo de geração de empregos em Atibaia também deve colaborar para alavancar a economia. Com mais gente empregada, há mais consumidores. De acordo com o Painel do Novo Caged, do Ministério do Trabalho, a cidade tem apresentado saldo positivo desde janeiro.
De janeiro a março o saldo ficou em 915 vagas de empregos, ou seja, houve mais contratações do que demissões. Atualmente na cidade há 44.726 pessoas com registros em carteira, o chamado estoque de vagas.
Setores que mais contrataram no primeiro trimestre foram serviços e indústria.
Atibaia também foi a cidade que mais gerou emprego na região segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) – de janeiro de 2021 a janeiro de 2022. Foram 3.130 novas vagas registradas. E de acordo com o Mapa de Empresas, também do Governo Federal, entre janeiro de 2021 e fevereiro de 2022 Atibaia somou a abertura de 3.518 empresas.