Prefeitura constrói lagos de amortecimento para evitar alagamentos na região do Itapetinga

Serviços de limpeza e desassoreamento de lagos da cidade também estão entre as intervenções realizadas pelo Governo Municipal desde 2021.

A Prefeitura atua ao longo de todo o ano, especialmente antes da época de chuvas, em um trabalho de prevenção a enchentes na cidade. Entre algumas das principais intervenções realizadas desde 2021 estão serviços de limpeza e desassoreamento de lagos do município, além de uma novidade – a construção de lagos de amortecimento, a exemplo dos espaços que vêm sendo viabilizados na região do Itapetinga.

De acordo com a Secretaria de Serviços, no Lago do Itapetinga havia um problema histórico envolvendo alagamentos diante de chuvas volumosas no bairro, por isso a Prefeitura providenciou, como parte do programa de desassoreamento do Governo Municipal, a construção de lagos de amortecimento no local.

Conforme a Pasta, uma estrutura nesse formato já finalizada vendo sendo responsável por resolver o antigo problema enfrentado na região com o escoamento das águas diante de chuvas volumosas, considerando a capacidade de absorção das bacias do Itapetinga, Maristela, Jardim Paulista e Retiro das Fontes. Além do lago de amortecimento já concluído, um outro espaço dessa natureza também está sendo construído na região, de forma contínua ao lago atual, em direção ao bairro Maristela – serviço que concluirá as intervenções no local e intensificará a prevenção contra os alagamentos.

Vale lembrar que além do Lago do Itapetinga, o Lago do Major e o Lago do Jardim Paulista também receberam serviços de limpeza e desassoreamento da Prefeitura objetivando prevenir enchentes.

Conscientização
É importante ressaltar que o descarte irregular de lixo e entulho à beira de rios, córregos e lagos provoca transbordamentos e polui os cursos d’água. Por isso, a participação da população na destinação correta de resíduos sólidos é fundamental para o bem-estar de todos, a preservação e a revitalização do meio ambiente e a redução do risco de enchentes.