Grupo Escoteiro Grifo Caçador de Atibaia recebe instrução de primeiros socorros

No último sábado, dia 19, aproximadamente 10 jovens entre 11 e 17 anos do Grupo Escoteiro 395º Grifo Caçador de Atibaia, visitaram a sede do Corpo de Bombeiros Militar de Atibaia, localizado à Rua Alfredo André, 295 – Jardim Brasil.

Na oportunidade foram recebidos pelo 2°Sgt PM Thales e pela valorosa equipe de plantão, inicialmente, acompanhados pelo Soldado “de Carvalho” e pelo Soldado “Cotta” que de pronto convidaram os jovens para conhecer toda a estrutura da Base, bem como os veículos e  materiais utilizados nos mais variados tipos de resgate.

 

 

Na sequência, o Bombeiro Municipal Marco Aurélio iniciou uma palestra sobre primeiros socorros ao grupo, dentre os assuntos abordados destacaram-se: parada cardiorrespiratória, obstrução de vias aéreas por corpos estranhos, desmaio e contenção de hemorragias, além de esclarecimentos e ensinamentos de como agir ao presenciar possíveis crises convulsivas, muito típicas em casos de epilepsia. Lembrando que o mês de março marca a Campanha da União dos Escoteiros do Brasil “Março Roxo”, que visa uma consciência sobre o tema.

“Além de possibilitar aos escoteiros uma oportunidade de adquirir conhecimento e trocar experiências, momentos como estes fortalecem o laço do Grupo Escoteiro Grifo Caçador com as demais organizações atuantes na comunidade local”, afirmou Diógenes Branco, Chefe da Tropa Escoteira.

“Estamos muito felizes com essa parceria e que possamos realizar uma nova ação em conjunto no 2º semestre, desta vez com foco em acidentes domésticos, como agir em casos de queimaduras e como um jovem poderá atuar para ajudar o próximo”, comentou Marcelo Cardoso, Chefe da Tropa Sênior.

“Agradecemos muito a parceria, é incrível como os jovens ficam entusiasmados em conhecer um pouco mais de perto esse trabalho realizado com tanta excelência, realmente são pessoas diferenciadas, que nasceram para ajudar o próximo”, comentou a Chefe Elisabete Nascimento, que também participou da atividade e aguarda pela próxima.