Projeto Jornada Literária irá contar com autores renomados
Jornada Literária segue com inúmeras atividades em Atibaia e é a principal ação do Projeto Ler e Escrever: Fonte do Saber.
O projeto é realizado pela Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Educação e recebeu o Prêmio de Município Leitor, disputado com mais de 400 cidades. O projeto é realizado pela Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Educação e recebeu o Prêmio de Município Leitor, disputado com mais de 400 cidades.
A Jornada Literária está em sua sétima edição e é o principal evento do Projeto Ler e Escrever: Fonte do Saber, desenvolvido ao longo dos 200 dias letivos pelos educadores. O evento estimula e incentiva os alunos à leitura e à escrita, promovendo a evolução da aprendizagem das crianças, comprovada pelos índices das avaliação municipais e nacionais.
A ação disponibiliza uma programação completa com diversas atividades e já contou com a presença de muitos autores ao longo dos sete anos, entre eles: Ziraldo, Mário Sergio Cortella, Cesar Nunes, Arthur Gomes de Morais, Therezinha Rios, entre outros. Neste ano, a Jornada contará com a presença de autores renomados:
15 de outubro
Palestra direcionada aos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, com a palestrante Tânia Alexandre Martinelli, formada em Letras e foi professora de língua portuguesa durante dezoito anos. Publicou seu primeiro livro em 1998 e nos últimos anos ministrou palestras para professores e alunos.
Palestra formativa para os educadores, com o tema “Ensinando e aprendendo com prazer: a neurociência entra em ação”. O palestrante será o Prof. Dr. José Meciano Filho – Nino Paixão, graduado em Ciências Biológicas Modalidade Médica, mestre em Ciências na área de Morfologia e doutor em Ciências na área de Neurociências.
16 de outubro
Palestra direcionada aos alunos do 1° ano do Ensino Fundamental, com a palestrante Alessandra Roscoe, jornalista, escritora e coordenadora do Uniduniler Todas as Letras — Festival Itinerante de Leitur, que realiza desde 2013 ações de leitura com bebês, idosos e pessoas com necessidades especiais. Já publicou mais de 30 livros.
17 de outubro
Palestra direcionada aos alunos do 3° ano do Ensino Fundamental, com Jonas Ribeiro, formado em Língua e Literatura Portuguesa. Entre seus livros publicados, destacam-se: Palavra de filho; Silencio de filha; Alfabético; Os bolos gigantes; Uma ilha a mil milhas daqui; entre outros.
18 de outubro
Palestra direcionada aos alunos do 4° ano do Ensino Fundamental, com o escritor, tradutor e jornalista Leonardo Antunes Cunha. Leonardo é graduado em jornalismo e publicidade, pós-graduado em Literatura Infantil, mestre em Ciência da Informação e doutor em Cinema.
20 de outubro
Serão realizadas atividades abertas ao público, iniciadas pelo depósito dos livros, às 14; teatro às 15h e em seguida acontecerá a troca de livros.
21 de outubro
Palestra direcionada aos alunos do 2° ano do Ensino Fundamental, com Tino Freitas, escritor, músico, jornalista e também mediador de leitura do projeto Roedores de Livros. Entre suas obras estão Os invisíveis e Três porquinhos de porcelana.
22 de outubro
Palestra formativa para os educadores, com o tema “Felicidade e Sucesso na Educação dos Alunos”. O palestrante será Leo Fraiman, especialista em psciologia educacional e mestre em psciologia educacional e do desenvolvimento humano.
22 e 23 de outubro
Palestra direcionada aos alunos do Infantil 5, com o músico e escritor James Misse. No ano de 2000 publicou seu primeiro livro/CD “Bolinhas de Sabão” e depois publicou obras como: O Terceiro Ouvido; Dia de Sol; Música dos Bichos; Medo no Escuro; O Melhor Presente; Mamãe; entre outros.
24 de outubro
Será realizada uma atividade para Educação de Jovens e Adultos (EJA) e funcionários com a presença do autor Alexandre Rampazo. Alexandre é formado em design, se dedica à produção literária, ilustrando e escrevendo, e tem cerca de 50 livros publicados com suas histórias e/ou desenhos.
O início da Jornada Literária foi no dia 1 de outubro e o término será no dia 8 de novembro.