Sabin Atibaia reforça a importância da doação de sangue

Uma bolsa doada pode salvar até 03 vidas.

 

O Dia Mundial da Doação de Sangue, celebrado no dia 14 de junho, é uma data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que tem como principal objetivo incentivar a população sobre a necessidade constante de doações de sangue. De forma geral,uma bolsa doada pode salvar 03 pessoas hospitalizadas que precisam do suprimento para sobreviver.

No Brasil, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a cada mil pessoas, 14 são doadoras regulares. Os dados revelam que as mais de três milhões de bolsas de sangue coletadas por ano no país, resultam na metade do número ideal recomendado segundo especialistas. Assim, há a necessidade urgente do aumento de doações para que os estoques de sangue sejam abastecidos em níveis adequados, especialmente levando em consideração que podem ter reduções inesperadas em épocas esporádicas de poucas contribuições, como recessos administrativos e feriados prolongados.

De acordo com oDr. Antônio Paulo Servantes, Hematologista do Sabin Atibaia, o doador deve ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de idade precisam apresentar um consentimento formal dos responsáveis. É obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto, bem como apresentar-se em boas condições de saúde, respeitando o peso mínimo exigido de 50 kg. Para o dia da coleta, recomenda-se que o doador esteja bem descansado e que tenha se alimentado bem, evitando ingerir gorduras nas horas antecedentes à doação de sangue.

                Servantesexplica que a cultura da doação de sangue precisa ser ensinada e valorizada por todos os setores da sociedade, afinal “a grande maioria da população possui condições de ser doadora de sangue”. Segundo ele, gestantes ou mulheres que estão amamentando, pessoas que tenham piercing em cavidade oral ou região genital, indivíduos que tenham realizado tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses, pessoas que tenham feito endoscopia nos últimos 6 meses ou ingeridomedicamentosanti-inflamatórios há menos de 3 dias são grupos impossibilitados de sempre doadores.

“É fundamental explicar que o processo de doação de sangue é seguro em todos os aspectos e que uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue em seu corpo e que cada doação realizada retira, no máximo, 450ml”, explica Jussara Silva, Farmacêutica Responsável do Hemonúcleo Husf.

Para os moradores da área bragantina, é o Hemonúcleo HUSF, em Bragança Paulista, o local de doação mais próximo, afinal ele atende 06 municípios da região. O HUSF funciona de segunda a sábado das 7h30 às 13h na Av. São Francisco de Assis, 260. As doações são feitas mediante agendamento pelo telefone (11) 2490-1240.

Sobre o Sabin Atibaia: O Albert Sabin Hospital e Maternidade é uma instituição de saúde comprometida com a excelência no atendimento médico-hospitalar, sendo referência na região Bragantina. Com uma ampla capacidade de atendimento, proporcionando acolhimento humanizado, o local oferece mais de 12 mil m2 de área construída, cerca de 100 leitos de internação, duas UTIs, quatro unidades de atendimento e mais de 800 colaboradores. O hospital atende pacientes particulares, realiza assistência de saúde para beneficiários de mais de 20 convênios médicos e presta serviços para cerca de 17 municípios nos estados de São Paulo e Minas Gerais.