Prefeitura implanta tecnologia OCR para modernizar sistema de Zona Azul em Atibaia
Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano inicia implementação do novo sistema de fiscalização das vagas rotativas de estacionamento na segunda-feira (26).
Na próxima semana, a Prefeitura de Atibaia inicia a implantação de uma nova modalidade de fiscalização da Zona Azul que visa modernizar o atual sistema de controle das vagas, agilizando a sua rotatividade. A novidade, que estava em teste e já vinha circulando pelas ruas da cidade, é o monitoramento realizado por veículo equipado com câmeras OCR (do inglês Optical Character Recognition), uma tecnologia que possibilita captar a imagem e efetuar a leitura da placa dos veículos que estão estacionados nas vagas rotativas públicas.
A nova tecnologia permite identificar, fotografar as placas e indicar a sua localização, com a data e a hora em que o veículo foi monitorado, indicando o período de permanência na vaga. Com a modernização do atual sistema, a Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano espera otimizar o reconhecimento dos veículos estacionados, aumentando sua confiabilidade.
O novo serviço de câmeras OCR funcionará nos mesmos dias e horários de vigência do estacionamento rotativo: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 13h. Em relação às tarifas, vale lembrar que são cobradas por períodos de 30 minutos, com tempo máximo de permanência na vaga de até 2 horas. A partir de segunda-feira (26), ao constatar uma irregularidade no estacionamento, o agente de trânsito municipal no veículo de fiscalização terá autonomia para aplicar multa ao veículo irregular.
A medida permitirá acompanhar com mais eficiência as movimentações e transações realizadas pelos veículos, levantando dados mais confiáveis para o monitoramento de toda operação no sistema de Zona Azul da cidade, trazendo modernização, segurança e mais rotatividade aos estacionamentos públicos.