Mais de mil residências de Atibaia foram vistoriadas no último mutirão contra dengue
Próximo mutirão está programado para 6 de maio; visitas de agentes municipais buscam eliminar focos do mosquito Aedes aegypti.
O último mutirão contra a dengue em Atibaia, realizado em 1º de abril, vistoriou 1.303 imóveis na cidade e encontrou 15 amostras do mosquito Aedes aegypti. Outras 1.356 residências estavam fechadas e não puderam passar por vistoria, totalizando 2.659 imóveis abordados, todos na região de Caetetuba e Cerejeiras. O próximo mutirão para identificar e acabar com focos de reprodução do mosquito Aedes, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, está programado para ocorrer em 6 de maio.
Durante o mutirão, do qual participaram 43 colaboradores da Secretaria de Saúde e 17 de outras secretarias, os moradores também foram informados de que poderiam descartar todo material sem utilidade por meio do caminhão “CataTreco” para recolhimentos dos descartes. Na ação do dia 1º de abril, cerca de 1.600 quilos foram retirados pela SAAE – Saneamento Ambiental de Atibaia.
Os mutirões contra a dengue deste ano, liderados pela Vigilância Ambiental da Prefeitura, começaram em 25 de fevereiro e já contaram com três etapas, passando pelos bairros Alvinópolis, Jardim Alvinópolis, Atibaia Jardim, região do Centro, de Caetetuba e Cerejeiras, mobilizando os munícipes no trabalho de prevenção contra o mosquito transmissor.
A melhor forma de se prevenir contra as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti é eliminar os criadouros do mosquito, locais com água acumulada que possibilitam a sua reprodução, como garrafas, vasos de plantas e pneus, lixeiras destampadas, vasilhas usadas para colocar água para animais, piscinas e calhas sujas, entre outros. Para reverter um quadro de alto risco epidemiológico evidenciado em Atibaia no começo do ano, a Secretaria de Saúde reforça a importância de se permitir as vistorias de prevenção e controle desenvolvidas pelos agentes para garantir a segurança dos moradores.
Denúncias de possíveis focos de dengue podem ser registradas na Ouvidoria Municipal pelo telefone (11) 4418-7800, Ouvidoria da Saúde (11.4414-3344 / ouvidoriasus@atibaia.sp.gov.br ), Ouvidoria do SUS (136) ou pela plataforma digital “Atibaia Sem Papel”, disponível no site da Prefeitura ( https://atibaia.1doc.com.br/atendimento ) e pelo aplicativo 1doc atendimento.
A dengue é uma infecção que pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave, podendo levar à morte nos casos mais graves. Portanto, é uma doença que não deve ser negligenciada e merece muita atenção e cuidado, pois o perigo é para todos e o combate também!