Programa Raimunda Moura é selecionado para congresso internacional na Espanha

Trabalhos científicos serão apresentados em Barcelona e Programa também receberá menção honrosa por vídeo técnico interventivo junto a pacientes e familiares.

Atibaia reuniu diversos motivos para comemorar no Dia Internacional do Parkinsoniano, celebrado na última terça-feira, 11 de abril. Dois trabalhos científicos do Programa Raimunda Moura, promovido pela Prefeitura, foram selecionados para o 6th World Parkinson Congress, que acontecerá entre os dias 4 e 7 de julho, em Barcelona, na Espanha. O Programa também receberá uma menção honrosa por um vídeo do trabalho técnico interventivo junto a pacientes e familiares.

Os trabalhos científicos selecionados para o congresso internacional foram idealizados e realizados pelos doutores e pesquisadores Marcos Moura, Dirce Rodrigues, Kátia Lousada e Luiz Arthur, que realizam um trabalho diversificado em busca da ampliação e progressão do tratamento da Doença de Parkinson.

E em alusão ao dia 11 de abril, data que visa conscientizar quanto à importância do tratamento precoce do Parkinson, a Prefeitura da Estância de Atibaia promoverá um evento sobre o tema no dia 5 de maio, das 8h às 17h, no Cine Itá Cultural (Rua Visconde do Rio Branco, nº 51, Centro), com palestras e troca de experiências com os pacientes do pioneiro Programa Raimunda Moura.

O Parkinson é uma doença degenerativa que causa tremores nas mãos e pernas, lentidão nos movimentos, rigidez dos músculos e falta de coordenação. Por meio de uma equipe especializada, o Programa Raimunda Moura foi criado em Atibaia para tratar e cuidar do paciente, visando melhorar sua capacidade funcional, flexibilidade, equilíbrio e força muscular para a realização das atividades diárias.

Atualmente, o Programa atende mais de cem pessoas e conta com neurologista, fisiologista, geriatra e psicólogo para tratar de pacientes com diagnóstico fechado, do estágio 1 ao 3. Desde que foi lançado, o “Raimunda Moura” tem proporcionado um aumento significativo na qualidade de vida dos parkinsonianos e de suas famílias. O trabalho faz parte do “Atibaia Ativa”, programa de promoção à saúde desenvolvido no município pela Prefeitura.

Para participar do Programa Raimunda Moura é necessário que o paciente resida em Atibaia e realize um cadastro junto à Academia da Saúde (Rua Liberdade, nº 375, Jardim Cerejeiras), de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.