Prefeitura de Atibaia acolhe dezenas de pessoas em madrugada fria

Equipes de abordagem social seguem realizando operações junto às pessoas que estão nas ruas para levá-las a abrigo. Foto ilustrativa

Mais de 50 pessoas passaram a madrugada desta quarta-feira, 30 de junho, abrigadas nas frentes de trabalho da rede protetiva da Prefeitura de Atibaia, embora algumas pessoas que estão em situação de rua tenham se recusado a dormir na Casa de Passagem, onde existem 70 vagas em duas unidades na cidade para que a população fique abrigada e protegida do frio, que deve continuar na região até o final da semana, de acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Das 30 pessoas abordadas na última noite em Atibaia, 4 aceitaram acolhimento, informou a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS). Neste período de frio, as equipes da Prefeitura estão realizando o trabalho de abordagem junto às pessoas que estão nas ruas também de madrugada, em uma operação 24 horas por dia para garantir que sejam acolhidas de forma segura em alguma das iniciativas da rede protetiva do município. Nesta noite, 54 pessoas foram acolhidas na Casa de Passagem e no Acolhimento Institucional Para Adultos. Atualmente, estão nas ruas de Atibaia as pessoas que não aceitam os serviços oferecidos pela Prefeitura, mas nas noites frias muitas delas costumam concordar em dormir na Casa de Passagem.

Sempre por meio do diálogo e do tratamento humanizado, a abordagem social acontece todos os dias, sob o comando da SADS juntamente com as Secretarias de Saúde e de Serviços, além da Guarda Civil Municipal nessa iniciativa. Em meio à pandemia de Covid-19, todos os serviços de apoio e acolhimento das pessoas em situação de rua intensificaram as rotinas de higiene e têm procurado ajudar e orientar sobre as formas de evitar a disseminação da doença.

A Casa de Passagem é uma das frentes de trabalho da rede protetiva de Atibaia. Administrada pela organização sem fins lucrativos Casa do Caminho em parceria com a Prefeitura de Atibaia, a Casa oferece várias atividades laborais com o objetivo de trabalhar a autoestima e o psicológico dos acolhidos. Entre os projetos do local estão horta, criação de suíno, piscicultura, aves e marcenaria. O serviço oferece também atendimento social e psicológico, além de banho, roupas limpas, jantar, local para pernoite e café da manhã.