Visita mediada leva 150 estudantes de escolas públicas ao Casarão Julia Ferraz 

Alunos e professores de três escolas da rede municipal e estadual puderam conhecer a história, o interior do Casarão e o recém organizado acervo bibliográfico e documental com itens do século XVIII, XIX e XX.

Foto destaque: Aline Beckmann

Na última semana, alunos de ensino infantil e fundamental de Atibaia tiveram a oportunidade de participar de uma visita mediada ao bicentenário Casarão Julia Ferraz, no centro de Atibaia. A visita, que foi oferecida gratuitamente, contou com a participação de estudantes e professores das Escolas Estaduais Prof. Carlos José Ribeiro e José Alvim, localizadas na região central da cidade e da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Rosiris Maria Andreucci Stopa, localizada no Jardim São Felipe.

Os visitantes, em sua maioria, conhecendo pela primeira vez o Casarão Julia Ferraz, foram convidados a explorar o seu interior, seus cômodos construídos em taipa, seus objetos e móveis antigos, seu jardim do início do século XX e o acervo bibliográfico recém organizado. Eles também tiveram acesso à história do Casarão Julia Ferraz e de seus moradores no contexto da história de Atibaia, os aspectos construtivos do Casarão Julia Ferraz, a vida cotidiana nos tempos em que o Casarão era moradia e sua atuação como espaço cultural.

Captura de Tela 2024-09-25 às 15.21.42.png

Foto: Maíra Ferraz

A atividade foi elaborada e desenvolvida pela produção do projeto Acervo do Casarão Julia Ferraz junto a integrantes da AsPAS, a Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz, entidade gestora do Casarão Julia Ferraz. A visita contou com a participação da museóloga Mariana Boujadi, responsável técnica do projeto de salvaguarda e conservação do importante acervo bibliográfico e documental do Casarão Julia Ferraz. Em sua conversa com os estudantes, ela abordou as particularidades do acervo do Casarão, suas possibilidades de pesquisa e o trabalho de museólogos e restauradores. Para as professoras responsáveis pelas turmas, a visita foi importante na ampliação do repertório cultural e social dos estudantes, uma oportunidade de aprender e relacionar conteúdos escolares através da experiência.

A visita mediada é uma ação do projeto Acervo do Casarão Julia Ferraz, que salvaguardou parte do acervo bibliográfico e documental do Casarão Julia Ferraz, com higienização, conservação e catalogação de 1000 itens entre livros, revistas, jornais, partituras musicais, programas de eventos culturais locais, registros sobre o artesanato local, cadernos e documentos pessoais do final do século XVIII, século XIX e início do século XX, que serão disponibilizados para o acesso da comunidade, estudantes e pesquisadores. Sua realização acontece através de projeto contemplado por edital do Programa de Ação Cultural – ProAC da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Governo do Estado de São Paulo. O restante do acervo será trabalhado em novos projetos a serem realizados pela AsPAS.

Além das ações de salvaguarda do acervo, oficina de conservação e visitas mediadas, o projeto terá, em breve, o lançamento de 5 novos episódios do podcast Memórias de um Sobrado, com participação do público.

d2ea568d-52e8-443c-bce5-219090bfe3a7.jpg

Foto: Aline Beckmann

Sobre o Casarão Julia Ferraz

Ponto de cultura, ponto de memória e espaço cultural independente desde 1975, o Casarão Julia Ferraz promove apresentações de música, dança e teatro, exposições de artes visuais, fotografia, artesanato, palestras e visitas monitoradas. Também desenvolve projetos de educação patrimonial, contribui com estudos, pesquisas e trabalhos sobre a preservação do patrimônio cultural, e promove palestras e visitas monitoradas para a comunidade e estudantes da educação básica e superior. Teve seu trabalho certificado como Ponto de Memória pelo Instituto Brasileiro de Museus, Ponto de Cultura Federal, premiado como Ponto de Cultura Estadual e contemplado com o prêmio de Reconhecimento da Contribuição à Cultura do município de Atibaia, SP. O Casarão Julia Ferraz, também chamado Solar do Coronel Manoel Jorge Ferraz, é patrimônio histórico e arquitetônico localizado em Atibaia, SP. Foi construído por volta de 1776 e foi moradia de gerações de políticos do Partido Liberal no século XIX. Foi reconhecido como patrimônio histórico e arquitetônico do Estado de São Paulo com tombamento pelo CONDEPHAAT em 1975.

Sobre a AsPAS

A AsPAS, (Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz), responsável pela gestão do Casarão Julia Ferraz, desenvolve um trabalho educativo de conscientização sobre a importância do patrimônio histórico e promove ações culturais de formação e difusão artística. Também zela pela preservação das características arquitetônicas do Casarão Julia Ferraz, realizando sua manutenção e conservação.

Acompanhe as ações do Casarão Julia Ferraz em:

https://www.instagram.com/casaraojuliaferraz/

https://www.facebook.com/casaraojuliaferraz