Governo Emil Ono faz grandes investimentos em segurança e Atibaia tem queda nos índices criminais

Atibaia apresentou queda nos casos de roubos no ano passado, incluindo de veículos, na comparação com 2022.

O Atibaiense – Da redação

Os índices criminais em Atibaia estão em queda, segundo estatísticas da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Furto de veículos é a modalidade com maior diminuição de casos, com 33,6% a menos em 2023 em comparação com 2022.
Nas informações disponibilizadas, roubos e furtos de veículos tiveram queda. No caso dos roubos, foi de 16,4%. Os roubos em geral caíram 17,19% e os de carga, 22,5%. Além de diminuição dos casos, a polícia conseguiu recuperar, ao longo do ano, 145 veículos.
Houve um aumento de furtos, de 6,7%, assim como de homicídios, com três casos a mais que em 2022 (passou de 4 para 7). Mesmo com três casos a mais de homicídios, esse tipo de crime em Atibaia ainda é bem menor que de outras cidades de mesmo porte. Bragança Paulista teve aumento de 7 para 12 homicídios.
Na produtividade policial, na comparação com 2022, houve uma prisão a mais efetuada no ano passado. O total de prisões foi de 619 em 2023. A polícia de Atibaia registrou 444 presos em flagrante e 243 por mandado. No caso de menores de idade, 36 foram apreendidos em flagrante e 4 por mandado. Houve 382 flagrantes lavrados.
A polícia registrou 169 ocorrências de tráfico de drogas em 2023 e 30 apreensões de entorpecentes. Foram apreendidas 39 armas de fogo e registrados 18 casos de porte ilegal de arma. No total, 1.293 inquéritos policiais foram instaurados.
O atual governo tem destacado que uma das prioridades da gestão é a segurança, que vem recebendo mais investimentos. Acabaram de ser instalados 45 novos equipamentos na Alameda Lucas Nogueira Garcez, sendo 37 câmeras de monitoramento e oito pontos de coleta OCR (leitura de placas de veículos).
As novas câmeras de monitoramento estão integradas ao Centro de Operações e Inteligência (COI). Ao todo são cerca de 650 equipamentos de captura monitorados 24 horas. A meta, segundo o prefeito Emil Ono, é chegar a 2.180 equipamentos, com novos lotes de câmeras entrando em operação. Já os outros oito pontos de coleta OCR, que fazem a leitura das placas de carro, ampliarão a Muralha Digital, que desde 2021 teve um aumento de 364%, expandindo de 25 para 91 os pontos de coleta de dados nos acessos da cidade, em um total de 170 estruturas dessa natureza.
Outra ação é a nova frota para a Guarda Civil Municipal, com onze novas viaturas,sendo dez ativas para operações e patrulhamentos, e uma que ficará como reserva de emergência no Pátio da Guarda.
Desde 2021 houve aumento do patrulhamento pelo município e, depois de sete anos, Atibaia voltou a contar com a ronda escolar, que atua para proteger as crianças e o ambiente nas escolas.
Atibaia ganhou ainda recentemente a Patrulha Maria da Penha, com equipes capacitadas para agir prontamente e garantir a segurança das mulheres. A Prefeitura ainda mantém programas de rondas como as Rondas Ostensivas Municipais (ROMU) e o Grupamento de Apoio com Motocicleta (GAM), além da Patrulha Rural.
As equipes táticas da GCM receberam novas armas, caso haja necessidade de combater crimes de maior potencial ofensivo. Além disso, houve a compra de outros equipamentos, como drone, escudos, decibelímetros (medidores de volume de som) e intercomunicadores.
O município ainda é pioneiro na região na criação do GGI (Gabinete de Gestão Integrada), que realiza operações conjuntas entre as polícias e realiza estratégias que colaboram com a queda dos índices criminais.
Atibaia é considerada um dos dez municípios mais seguros do Estado de São Paulo, entre cidades com menos de 200 mil habitantes, segundo o anuário 2023 das Cidades Mais Seguras do Brasil.