Prefeitura de Atibaia investe em obras de desassoreamento na Represa da Usina

Ação teve início nesta semana e busca prevenir enchentes decorrentes de eventuais transbordamentos na época de chuvas.

 

Com o objetivo de fortalecer as medidas de prevenção contra enchentes, a Prefeitura investiu em mais uma importante obra: o desassoreamento da Represa da Usina. A ação, que teve início nesta semana, evita os transtornos decorrentes de eventuais transbordamentos durante o período de chuvas intensas.

As obras são realizadas com uma escavadeira equipada com  uma concha específica para a retirada das vegetações aquáticas (aguapés) que se acumulam na represa.

meio usina

Se não for controlado, o aguapé pode contribuir para o assoreamento e comprometer a capacidade de armazenamento da represa, aumentando o risco de enchentes.

Ao final de cada descarga do material coletado, ele é cuidadosamente esparramado, passando por um processo de desidratação natural. Esse procedimento visa reduzir o volume do aguapé em até 80%, facilitando o descarte e minimizando o impacto ambiental.

A iniciativa da Prefeitura de Atibaia reflete o compromisso com a segurança da população e a preservação do meio ambiente. Os trabalhos estão sendo realizados com o máximo de cuidado para evitar danos ao ecossistema local, assegurando que a intervenção seja eficaz e sustentável.

É importante ressaltar que o descarte irregular de lixo e entulho à beira dos rios e córregos provoca transbordamentos e polui os cursos d´água. Por isso, a participação da população na destinação correta de resíduos sólidos é também fundamental para o bem-estar de todos e para a revitalização do meio ambiente.

Ações preventivas ao longo do ano

A Prefeitura vem investindo em obras importantes para prevenção de enchentes. Os lagos do Major e do Jardim Paulista passaram por uma limpeza completa com a retirada de resíduos, minimizando inundações decorrentes do transbordamento, que podem causar diversos transtornos. Por isso, soluções de dragagem, confinamento e disposição de sedimentos, como lodo, areia e efluentes, são importantes para aumentar o volume útil do curso de água.

A Prefeitura intensificou também o desassoreamento e a limpeza do lago de amortecimento do Itapetinga, retirando mais de 3.000 m³ de resíduos, além da execução do acerto de taludes (superfície inclinada do solo) e da elevação da cota do lago em 1,5m.

Também foram realizadas ações de limpeza em córregos e valetas em diferentes bairros da cidade, como Portão, Pinheirinho, Chácaras Brasil (Córrego do Onofre) e Tanque, além da instalação de aduelas (canais de concreto para escoamento de águas pluviais) em córrego próximo ao Jardim Brasil.

Para solicitar os serviços da Zeladoria Municipal, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria Municipal: Rua Castro Fafe, nº 295, Centro – FACILITA, pelo telefone (11) 4418-7800 ou pela Plataforma 1doc (https://atibaia.1doc.com.br/atendimento).