Mural transforma fachada da Secretaria de Comunicação de Atibaia em obra de arte

Grafite dos artistas visuais Juliana Celiberti e Marcelo Goulart pode ser apreciado no prédio da Rua José Lucas, ao lado do Centro Cultural André Carneiro.

Um colorido mural de 10 m x 3 m tem chamado a atenção de quem passa pela Rua José Lucas, ao lado do Centro Cultural André Carneiro, no Centro de Atibaia. Realizado gratuitamente pelo casal de artistas visuais Juliana Celiberti e Marcelo Goulart, o grafite que transformou a fachada da Secretaria de Comunicação da Prefeitura em uma obra de arte a céu aberto é uma das mais recentes intervenções de arte urbana na cidade. Além da obra de arte na área externa, os artistas também produziram um estiloso painel na parte interna da secretaria.

grafite-secom

Goulart explica que a pintura na fachada da Secom busca representar o que acontece no interior do prédio: “De um lado temos as notícias, as informações sendo preparadas, com os alto-falantes levando a informação ao outro lado, o povo”. Celiberti, por sua vez, relata: “A gente fez esse trabalho em dois dias, debaixo de um sol estorricante, e acho que alcançamos um resultado marcante nas cores e em tudo o mais. Parece que estava faltando isso na rua, esse mundaréu de cores! Você olha para o lado e tem a igreja, o coreto, a rua de paralelepípedos… O grafite colorido, cheio de detalhes”.

Os talentosos artistas que pintaram o vibrante mural da Secretaria de Comunicação também deixaram sua marca criativa nas obras coletivas no Banco de Leite de Atibaia e na revitalização da Passarela do Samba, destacando-se no cenário regional de arte urbana: “Atibaia está muito receptiva à arte urbana e abriu um espaço muito bacana para nós. A gente gosta muito de pintar aqui porque o povo gosta de arte, a gente percebe isso quando está na rua trabalhando, as pessoas passam e o retorno é instantâneo”, analisa Marcelo.

Juliana complementa: “A gente recebe o feedback da galera não só durante, mas também depois de pronto o trabalho, quando marcam a gente nas redes sociais. E o mais legal é que são pessoas de todas as idades. Adolescentes, jovens, crianças, o pessoal mais velho… Atibaia está show para a gente e percebo que também no geral, porque a cidade está se abrindo muito para as artes, enriquecendo a cena cultural da região, o que é incrível”.

Ilustradora, arte-educadora e profissional piercer, Celiberti já mostrou seu trabalho na exposição “Outros 200, Outras Histórias e Novas Memórias”, realizada durante a 16ª Primavera dos Museus no Museu Municipal João Batista Conti, e na 1ª Feira Janela para as Artes, que reuniu, de forma colaborativa e aberta, artistas de diversas linguagens. A artista também participou da VIII e da IX Mostra dos Alunos de Artes Visuais, Fotografia e Pedagogia do Centro Universitário UNIFAAT, no Cine Itá Cultural, e além de ilustrar a capa do livro “Liturgia das Esquinas”, uma xilogravura sua estampou a capa da obra “Entre luzes e lâminas”.

Além de ilustrador e arte-educador, Goulart é tatuador e poeta. O artista, que mantém um canal no YouTube combinando poesia e audiovisual – Marcelo Goulart Poeta, também contribuiu com poesias e ilustrações para o livro “Liturgia das Esquinas”, comandou a coluna Poesia Ilustrada do jornal Gazeta Bragantina e participou do projeto Carona Poética do Circuito Sesc de Artes. Um dos finalistas do concurso Red Bull Doodle Art 2023, o grafiteiro foi premiado no Salão de Artes de Atibaia 2023.

grafite-secom (2)

O casal estuda Artes Visuais na UNIFAAT e trabalha junto desde o processo de criação até a execução da obra em si: “Em alguns trabalhos que nós fazemos, meu menino está junto, meu mais novo, e aí fica incrível! Quando conseguimos nos reunir, nós três, para fazer um trabalho, como fizemos no Encontro Nacional de Graffiti em Bragança, é maravilhoso, lindo de ver! Estou há pouco tempo nesse movimento, quem me incentivou a começar foi o Marcelo, e eu amo estar na rua”, conta Juliana.

Arte de rua em Atibaia
Utilizando paredes, fachadas de edifícios e outros espaços públicos de Atibaia como tela, a arte de rua também já transformou a arquibancada do Centro de Convenções, construiu um painel na Avenida Jerônimo de Camargo, coloriu o muro do Fundo Social de Solidariedade e a lateral do Cine Itá Cultural, marcou presença na Rua Lourenço Franco e no Complexo Santa Clara, entre outros pontos que formam um interessante roteiro visual, composto por artistas dos mais diversos estilos, e que merece ser explorado por moradores e turistas.

No mural da Secretaria de Comunicação há dois QR Codes que direcionam para os perfis dos artistas no Instagram, onde é possível conhecer um pouco do trabalho da dupla, que também realiza oficinas de grafite em escolas: @‌celiberti.se_art e @‌dreamland_illustration_.