Transporte público em Atibaia conta com cartão integração para usuários

Integração das linhas de ônibus acontece com cartão SOU Atibaia, dentro do período de 1h30, com pagamento de tarifa única para, no máximo, três embarques até o destino final do usuário.

Em Atibaia, com o Bilhete Único os usuários do transporte público que possuem o cartão SOU Atibaia têm a possibilidade de utilizar dois ou até três ônibus pagando tarifa única – para isso basta que o tempo entre a primeira passagem do cartão e as demais não ultrapasse 90 minutos (1h30) e, também, que as linhas de ônibus utilizadas levem o usuário até o seu destino final, com, no máximo, três embarques.

Por exemplo, se um morador reside no Jardim Cerejeiras e precisa ir até o bairro Boa Vista, ele pode, no meio do caminho, fazer a integração com um ônibus do Centro para chegar ao seu destino final. A mesma coisa acontece com um morador do Jardim Maristela que precisa ir até o Jardim Imperial. Ele fará a integração com um ônibus complementar para chegar até o final da sua viagem.

O sistema de integração do transporte público do município garante mais praticidade e economia aos passageiros, além de mais mobilidade nas vias da cidade. Conforme esclarece a Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, o pagamento em dinheiro não permite realizar a integração, já que para iniciar o itinerário integrado de 1h30 o usuário que embarcar no ônibus deve encostar o seu cartão SOU Atibaia no validador ao lado da catraca, momento em que uma única tarifa será debitada e serão registrados data, hora e sentido do embarque. A partir do aceite do cartão no validador, a catraca será liberada e iniciará, então, a contagem do tempo para que ocorra a integração no restante do trajeto até o destino, ainda valendo a tarifa já paga.

Quando o usuário precisar se deslocar para um destino não atendido pela linha inicial, ele deve verificar em qual ponto será mais fácil realizar a troca de linhas. Ao embarcar no segundo ônibus, o usuário precisa repetir o procedimento realizado no primeiro ônibus: deve novamente encostar o cartão SOU Atibaia no validador (desta vez sem qualquer valor debitado do saldo), confirmando assim a integração.

Vale lembrar que para realizar a integração é necessário ter um cartão SOU Atibaia, o qual deve possuir saldo suficiente para o pagamento de uma tarifa. Além disso, é importante ressaltar que o cartão dá direito à integração de somente um usuário.

Os interessados em utilizar o Bilhete Único devem comparecer à Rodoviária (Praça Pedro de Toledo, s/n, Centro) com documento com foto e comprovante de residência. O Bilhete Único é gratuito na emissão da primeira via, mas conta com cobrança em caso de segunda via.

Mais informações no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da SOU Atibaia, pelo WhatsApp: (11) 9.4707-0344. Também é possível registrar sugestões ou solicitações no próprio SAC da SOU Atibaia, junto aos conselheiros de transporte coletivo do município, e na Ouvidoria Municipal pelo telefone (11) 4418-7800 – opção 5. A população também pode obter mais informações no site da SOU Atibaia .

Atenção para as situações em que não é possível realizar a integração:

  • Quando o pagamento da primeira tarifa for em dinheiro;
  • Quando excedido o tempo de até 90 minutos. Esse tempo foi calculado após pesquisa prévia e considerado suficiente para que todo e qualquer ponto de partida das linhas cheguem até o ponto final das mesmas;
  • Quando se retorna ao ponto de partida, independentemente do tempo entre o primeiro embarque e os demais. Ao retornar aos arredores do ponto inicial será cobrada nova tarifa, pois a integração tem como objetivo complementar a viagem;
  • Quando não for utilizada uma linha complementar;
  • E quando houver mais de três embarques, situação em que será cobrada a segunda tarifa.