Rotary Club de Atibaia e Casa da Amizade firmam parceria com ABES em curso de empreendedorismo para sêniors

O novo projeto, inédito em Atibaia, visa inserir profissionais de 50 anos ou mais no mercado de trabalho, valorizando suas qualificações técnicas e comportamentais.

Foto/Canva

A Associação Brasileira de Empreendedorismo Sênior (ABES), em parceria com o Rotary Club de Atibaia e a Casa da Amizade de Atibaia, está lançando o Curso de Empreendedorismo para Sêniors, voltado a orientar pessoas com 50 anos ou mais sobre técnicas para desenvolvimento e realização de atividades profissionais.

 

 

A campanha, com o slogan “Sempre é tempo… de atingir nossos objetivos!”, já anuncia a abertura de inscrições para os interessados em obter os conhecimentos que permitam aposentados ou aqueles em vias de deixarem suas atividades, analisarem e decidirem o que poderão fazer, individual ou empresarialmente, no futuro. Vale lembrar que as vagas são limitadas às 30 (trinta) primeiras inscrições.

“O projeto Empreendedorismo para Sênior, desenvolvido pelas três entidades”, explica Vinicius Ferreira, presidente do Rotary Club de Atibaia, “visa atender pessoas na faixa etária que buscam atuar no mercado de trabalho, iniciando um negócio pessoal, em atividade que julgam serem capazes de realizar”.

Ao lembrar que 34% das mulheres no país são empreendedoras, segundo o SEBRAE, Cristiana Corrêa dos Santos, presidente da Casa da Amizade, destacou que “todos nós temos que descobrir o que fazer com tanta vida e mais ainda, como fazer dela, uma vida bem vivida.Tomar coragem para abrir o próprio negócio e empreender após a aposentadoria não é nada fácil, mas aliar a sua experiência com as novas tecnologias pode ser uma receita de sucesso. Para isso, é preciso se preparar e se capacitar”.

Segundo o Dr. Joseraldo Furlan Martins, conhecido como Dr. Jô Furlan, graduado em Medicina pela Universidade Gama Filho, desde 1993, e pós-graduado em Medicina Comportamental pela Universidade Federal de São Paulo, em 2002, presidente da ABES e professor a distância do curso, “a transmissão de conhecimentos em neurociência no comportamento humano, apresentados durante as aulas, permite despertar interesse na concretização de objetivos pessoais, no campo profissional, àqueles que atingiram ou superaram 50 anos, com ênfase na longevidade produtiva”.

Informações e inscrições para a primeira turma do curso, totalmente grátis, estão abertas pelo telefone (11) 97565-3909, ou diretamente pelo link: https://forms.gle/X5powFaxtKtzX7hRA, cujas aulas serão disponibilizadas na sede do Rotary, à alameda Lucas Nogueira Garcez, 2079, Vila Giglio, das 9h00 às 11h00, nos dias 6, 8, 9, 10 e 13 de novembro próximo. Ao final, os participantes receberão certificados de conclusão, além de informações sobre mentoria.

Paulo Sérgio Souza, rotariano, empresário bem-sucedido após aposentadoria, será o professor presencial que acompanhará os interessados durante as 10 horas/aulas. Nos cinco dias, discorrerá sobre “as características, vantagens e desvantagens, e, principalmente, sobre os desafioscomo a disposição em aprender novas tecnologias, empreender, buscar parcerias, equilibrar tempo e recursos financeiros, com coragem e perseverança”.

 

TER 50 ANOS OU MAIS

Chamado no passado de país do futuro, o Brasil, cujo crescimento se apoiava nos jovens, tem apresentado ao longo dos últimos anos um aumento considerável da longevidade com envelhecimento de sua população.

Atualmente são mais de 55 milhões de pessoas (26% da população brasileira) com mais de 50 anos e mais de 31 milhões de pessoas com mais de 60 anos, em sua grande maioria, com saúde relativamente boa e capazes de trilhar novos caminhos, construindo e vivendo assim novas histórias nas próximas décadas.

Estudos realizados na Harvard Business School, publicado em 2019, analisou dados de produtividade de mais de 400.000 profissionais em 2.000 empresas nos Estados Unidos. O resultado revelou que profissionais com mais de 50 anos eram, em média, 20% mais produtivos do que os que têm menos de 30 anos. E destacou ainda que a experiência propicia mais assertividade nas tomadas de decisão e que, como mais velhos, também possuem habilidades sociais mais desenvolvidas e maior controle emocional.

Outra pesquisa, desenvolvida pela escola de negócios FIA Fundação Instituto de Administração com mais de 200 mil funcionários de 293 empresas, apontou que os funcionários com mais de 50 anos formam o grupo mais estável, fiel e satisfeito com seu trabalho.

ABES ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPREENDEDORISMO SÊNIOR

Entidade voltada a orientar e aplicar cursos para pessoas com 50 anos ou mais. Para desenvolvimento dos cursos, dois professores, um a distância e outro presencial, transmitem os conteúdos e simulam situações práticas, com vistas às futuras decisões.

Dr. Joseraldo Furlan Martins, conhecido como Dr. Jô Furlan, professor a distância, possui pós-graduação em Medicina Comportamental pela Universidade Federal de São Paulo (2002) e graduação em Medicina pela Universidade Gama Filho (1993). Atualmente é coordenador geral da Universidade da Inteligência. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em neurociência do comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência comportamental humana, pílulas de motivação, inteligência de resultados e inteligência do sucesso.

Paulo Sérgio Souza, professor presencial, é Administrador de empresas com MBA em gestão e estratégia de empresas pelo IBMEC Business Scholl e especialização no Programa Especial de Neurociências Aplicado a Treinamentos oferecido pela Universidade da Inteligência. Executivo aposentado do Setor Elétrico é rotariano e empreendedor bem-sucedido, sócio em dois negócios diversos: clínica de saúde da Mulher e consultoria sobre o Mercado Livre de Energia Elétrica.

 

ROTARY AO LADO DA COMUNIDADE

Com mais de 46 anos de fundação, o Rotary Club de Atibaia integra o Rotary International, que congrega os Rotary Clubs do mundo Inteiro. É uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

Rotary Club International, com 118 anos, é definido como um clube de serviços à comunidade local e mundial sem fins lucrativos.  O objetivo é estimular e fomentar o ‘Ideal de Servir’ como base de todo empreendimento digno, bem como a ajuda ao próximo, cujo lema principal é: dar de si antes de pensar em si.

 

O APOIO DA CASA DA AMIZADE

A Casa da Amizade de Atibaia surgiu em 1976, a partir da fundação do Rotary Club de Atibaia, Distrito 4590, formada por senhoras da sociedade, esposas de rotarianos ou não.

É uma entidade organizada, sem fins lucrativos, que apoia os objetivos do Rotary e auxilia a comunidade carente da região. Por meio de eventos, bazares e parcerias com empresas privadas e públicas, arrecada fundos que são totalmente revertidos em favor da comunidade. São mais de 46 anos de trabalho sério, transparente e participativo.