Prefeitura de Atibaia celebra o “Mês do Idoso” com uma série de atividades

Destaque para a eleição do Conselho do Idoso, que acontece neste sábado (21), das 8h às 16h.

Outubro é o mês dedicado aos idosos e, para celebrar em grande estilo, a Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realiza diversas atividades que visam valorizar e atender às necessidades da Terceira Idade.

A Prefeitura demonstra diariamente o compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida desse público. Prova disso é o Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), no Alvinópolis, que oferece uma série de atividades a esse grupo, incentivando o convívio social e o desenvolvimento pessoal, entre elas pilates, yoga, artesanato, canto coral, percussão, dança de salão, dança sênior, viola caipira, violão, universo on-line, jogos de mesa, capoeira e Tai Chi Chuan.

 

 

Na área esportiva, a Prefeitura oferece cerca de 10 modalidades gratuitas aos idosos, como atletismo, coreografia, voleibol adaptado (masculino e feminino), natação e jogos de mesa, que incluem jogos tradicionais como tranca, damas, buraco, dominó, sinuca e truco.

A Prefeitura também renovou equipamentos públicos com o objetivo de garantir a segurança e a comodidade dos idosos. Recentemente, a Academia da Saúde, no Cerejeiras, foi reformada e ampliada, alcançando um número maior de atendimentos – para cerca de 8 mil por mês, em comparação aos 6 mil atuais. Além disso, iniciativas educacionais foram desenvolvidas para oferecer oportunidades de aprendizado contínuo, demonstrando que nunca é tarde para adquirir novos conhecimentos e quebrar barreiras.

E para celebrar todas as conquistas, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social dá continuidade às ações para esse mês, com palestras, rodas de conversa, baile, dança e muito mais. Confira a programação:

Dia 20

– Às 9h : Palestra Salvando sua memória: aprenda a exercitar o seu cérebro. Parceria com o Instituto Supera. Local: CCTI. Público Alvo: idosos 60+

Dia 21

– Das 8h às 16h: Eleição Municipal do Conselho do Idoso (Avenida da Saudade, 287 Centro).

Dia 24

– Às 9h: baile no CRAS Caetetuba – Grupo de dança do CCTI fará uma visita e apresentação ao CRAS Caetetuba, encerrando com um baile, voltado aos usuários do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).

Dia 26

– Às 8h: Passeio Cultural Histórico – Visita ao Museu e Centro Cultural Histórico da Cidade, encerrando com piquenique. Público-alvo: usuários do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) CRAS Tanque e Grupo Flores do Tanque.

– Às 9h: o grupo de dança (coreografia) foi convidado a se apresentar no Fundo Social da Prefeitura de Bom Jesus dos Perdões, em comemoração ao mês do idoso. Parceria: AEA e Mater Dei.

Dia 27

– Das 8h às 12h: Cartas de Afeto. Local: CCTI. Os aprendizes do Senac, durante meses, trocaram Cartas com os Idosos do Clube da Poesia do CCTI. Neste dia acontece a integração deles, que se conhecerão pela primeira vez pessoalmente.

– Às 13h: Halloween no CCTI, voltado aos usuários do equipamento.

Dia 31

– Às 14h, no Cine Itá Cultural – Encerramento do Mês do Idoso. Palestra com Elaine Moura, assistente social especializada na pessoa idosa, lotada no Departamento de Proteção Social Especial da SEDS (Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo). Também haverá apresentação da Cartilha da Pessoa Idosa elaborada pela equipe técnica da SADS e apresentação “Dona Saudade com cobertura de chocolate” Artista: Wânia Karolis.

Eleição do Conselho do Idoso

No dia 21 de outubro acontece em Atibaia a eleição do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) para o biênio 2024/2026. O processo eleitoral visa escolher os representantes da sociedade civil que atuarão na defesa dos direitos das pessoas idosas do município.

A eleição acontecerá das 8h às 16h na Casa dos Conselhos, localizada na Av. da Saudade, 287, no Centro. É importante destacar que somente os eleitores residentes no município poderão participar do processo eleitoral, tendo o direito de votar em até cinco candidatos de sua preferência. Podem votar maiores de 18 anos e é necessário apresentar documento com foto, título de eleitor e comprovante de residência.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (11) 4414-2034 ou pelo e-mail cmi@atibaia.sp.gov.br.

Confira a relação dos candidatos em ordem alfabética:

Adelaide Gonzales Fernandes

Américo Albaladejo Egea

Augusto Francisco Luppi Filho

Delfim Cesário

Elza Maria Gramigna Gomes de Souza

Francisca Maria da Silva

Francisco Roberto da Silva

Gianmarco Bizaglia

Glaucelia Bastos de Souza

Homero Siqueira de Alcântara Silveira

Lúcia Majer

Marcelo Luporini

Marcos Antônio Coppola

Marcos Baranda

Pedro Ambrósio Netto

Ramiro Baptista Filho

Renato de Oliveira

Silvia Akemi Otta Sozzi

Silvia Veroneze Muniz

Valter Carneiro dos Santos

Yara Aparecida de Mendonça