Vereadores de Atibaia homenageiam Projeto Curumim

Moção de Congratulação apresentada pelo vereador Julio Cuba foi aprovada por unanimidade na sessão de terça-feira (12)

Foi aprovada na sessão da Câmara desta terça-feira, 12 de setembro, a Moção de Congratulação à OSC Fraternidade Universal Projeto Curumim, que estimula a participação da criança e do jovem, em um trabalho comunitário e cooperativo. O documento é de autoria do vereador Julio Cuba.

O vereador conta que a Fraternidade Universal Projeto Curumim atua desde 5 de agosto de 1995, há 28 anos, quando iniciou o trabalho com crianças do entorno do lixão com propostas efetivas ao PETI, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, e à vulnerabilidade da comunidade e, desde 1997, possui Título de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal. “Destacando que, em 2005, o Projeto Curumim teve uma de suas maiores conquistas comunitárias ao transformar, por decreto-lei, o antigo lixão em uma usina de reciclagem”, relatou.

Segundo Julio Cuba, a Fraternidade Universal Projeto Curumim desenvolve ações socioeducativas ambientais para crianças, jovens e comunidade que vivem nos entornos do antigo Lixão de Atibaia, adequando melhoria de vida com aspectos ambientais, já que o potencial do Município é o desenvolvimento do Turismo como geração de renda e emprego. “A OSC estimula a participação da criança e do jovem, em um trabalho comunitário e cooperativo, desenvolvendo seu potencial criativo e oferecendo uma alternativa efetiva de implantação de novas ideias com aprendizado de respeito à natureza, através dos princípios da reutilização e reciclagem de materiais, mostrando que tudo que existe pode ser transformado”, ressaltou na Moção.

No documento, ele afirma que o Projeto Curumim atualmente atende duas mil crianças em parceria por convênios com a Secretaria Municipal de Educação de Atibaia e desenvolve trabalho no qual administra três abrigos de alta complexidade, que promovem o retorno à família de origem, família extensa ou adoção, envolvendo a equipe em proporcionar o melhor para a criança em desenvolvimento integral.

  “Dessa forma, agradeço o apoio dos nobres vereadores na aprovação da presente moção, que parabeniza e aplaude o trabalho realizado pela OSC Fraternidade Universal Projeto Curumim, na cidade de Atibaia, em nome da Yara Mendonça, que está aqui presente. Que esta Moção de Congratulação seja um reconhecimento pela dedicação, comprometimento e valiosa contribuição a toda a comunidade”, concluiu Julio Cuba.