Saneamento básico ajuda na proteção ao meio ambiente

Dia da Árvore revela relação positiva entre a infraestrutura e a sustentabilidade.

Hoje, dia 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore, uma data estabelecida com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da defesa das árvores, florestas e do meio ambiente de modo geral. Em celebração ao marco, a Atibaia Saneamento, empresa do Grupo Iguá, responsável pelo sistema de esgotamento sanitário no município, reforça o impacto positivo que o saneamento básico tem para a proteção da natureza, principalmente na preservação dos rios e lagos.
Segundo levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a tendência do desmatamento na Amazônia triplicou nos últimos 10 anos. Além da perda nas florestas, uma preocupação latente no país é a da contaminação dos rios e solos, provenientes do descarte irregular de resíduos sólidos e da ausência de infraestrutura de saneamento básico. No caso do esgoto não tratado, por exemplo, quando despejado diretamente nos corpos hídricos, há a alteração de toda a composição química e biológica da águaimpactando diretamente na vida aquática, prejudicando a fauna e a flora.
De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), atualmente, ainda existem quase 100 milhões de brasileiros vivendo sem o acesso à coleta de esgoto e apenas 51,2% de todo o volume de efluente gerado no país recebe o devido tratamento, por isso muitas empresas do setor privado têm se posicionado para mudar essa realidade no Brasil.
Como uma concessionária do Grupo Iguá, a Atibaia Saneamento tem investido cada vez mais para que esses números sejam transformados e haja o avanço do saneamento básico local, promovendo a preservação dos rios ao entorno da cidade. Para isso, a empresa atua na expansão do sistema de tratamento de esgoto por meio da instalação de novas ligações e implantação, substituição e remanejamento de redes de coleta no local.
“Atualmente, trabalhamos com três Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), sendo duas grandes porte nos bairros de Estoril e Caetetuba e cerca de 16 Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida e chegar à universalização do esgoto na cidade. O investimento em saneamento traz, com certeza, além da preservação ambiental, mais saúde e desenvolvimento sustentável para Atibaia”, finaliza o diretor-geral da Atibaia Saneamento, Mateus Banaco.