Atibaia recebe a exposição Habitare da artista Alejandra Dawi no Centro Cultural André Carneiro

No dia 30 de setembro, Atibaia recebe a artista argentina Alejandra Dawi no Centro Cultural André Carneiro, com sua exposição Habitare. Com mais de 20 anos como ceramista e artista plástica, Alejandra desenvolveu a exposição Habitare durante a pandemia.

A cerâmica foi o refúgio onde conseguiu permanecer e habitar seu espaço interior. A palavra Habitare vem do Latim: morar, povoar, residir. Esta ideia esteve presente na construção de cada escultura, foi um resgate, um retorno a um espaço onde a artista ressignificou a realidade. “Como me habito, como habito o mundo, transformo ou me habituo a ele. Nesta exposição de cerâmica, Alejandra Dawi apresenta através de imagens poéticas, o seu olhar resiliente em estes tempos extraordinários.

 

 

 

A exposição contém 28 obras entre esculturas, quadros e instalações em cerâmica com suporte em ferro, madeira, tecido, areia e terra. Habitare foi selecionada e premiada pelo Edital de Concurso para Seleção de Exposições a serem realizadas no Espaço Centro Cultural André Carneiro para os anos de 2023/2024, com apoio da Prefeitura da Estância de Atibaia.  Durante o período da exposição, Alejandra Dawi oferecerá aos visitantes duas visitas guiadas seguidas de uma vivência de modelagem em argila no deck do Centro Cultural André Carneiro.

Os interessados poderão se inscrever no local. A abertura será no sábado, dia 30 setembro, das 16hs às 19hs, no Centro Cultural André Carneiro (Rua José Lucas, 28 – Centro, Atibaia) Horários: terça-feira à sexta-feira das 9hs às 17hs Sábado das 11h às 17h e Domingo das 14h às 17h.

Alejandra Dawi Nasceu em Buenos Aires numa família de artistas, desde criança a dança, a música e a cerâmica foram parte do seu cotidiano. Vive a arte como uma oportunidade de conexão com o universo criativo que desde cedo fala através dela. No percurso da sua vida a dança contemporânea e a bioenergia influenciaram fortemente na forma como ela entra no processo criativo da cerâmica. Buscando o equilíbrio e originalidade no desenho, encontra na argila a beleza do movimento orgânico onde surgem imagens poéticas que dão sentido às esculturas. Mudou-se para o Brasil em 1999, onde encontrou na cerâmica um espaço de manifestação artística. Vem participando de várias exposições coletivas no estado de São Paulo.

Entre o Céu e a Terra/Alejandra Dawi, foi sua primeira exposição individual que apresento em Atibaia no CCAA, premiada pelo Edital Espaços Cultural do estado de São Paulo em 2019.

Habitare/Alejandra Dawi, sua segunda exposição individual presencial inauguro no Instituto Cervantes São Paulo em outubro de 2022.

Mais informações da artista nos links

https://www.youtube.com/watch?v=HQpZ4Enj0gY&t=196s https://alejandradawiceramicas.com/ https://www.instagram.com/alejandradawiceramic/ https://www.facebook.com/alejandradawiceramicas/