Investimento recorde da Prefeitura de Atibaia no esporte gera resultados expressivos

São 37 modalidades gratuitas à população e que hoje beneficiam cerca de 10 mil pessoas, contemplando crianças, jovens, adultos, idosos e PCD.

A proposta da Prefeitura de Atibaia de um investimento recorde no setor esportivo tem provado ser uma “jogada acertada”, com resultados impressionantes, tanto na qualidade de vida proporcionada aos munícipes, quanto em competições. São 37 modalidades gratuitas à população e que hoje beneficiam cerca de 10 mil pessoas, contemplando crianças, jovens, adultos, idosos e PCD.

Um caso inspirador que ilustra os resultados positivos desse enfoque é a trajetória da paratleta Anna Luiza Alves dos Santos. A nadadora, de apenas 13 anos, natural de Atibaia, foi a única representante da região a ser convocada para o “2nd ISF U15 Gymnasiade 2023”, evento paralímpico de renome, que acontecerá entre os dias 19 e 27 de agosto, no Rio de Janeiro.

Sua jornada começou aos 5 anos, quando ingressou em uma escola de natação local, superando desafios físicos com uma notável determinação. Seu potencial foi logo reconhecido, e aos 10 anos ela se uniu à equipe da Associação Aquática de Atibaia (A3 Atibaia), entidade parceira da Prefeitura de Atibaia. Anna Luiza saltou para o radar da Seleção Brasileira Paralímpica ao acumular vitórias em várias competições e representar a Seleção Paulista nos Jogos Escolares. Sua dedicação resultou em uma coleção de medalhas no ano, incluindo 8 de ouro, 6 de prata e 4 de bronze.

A inclusão e a diversidade são prioridades nesse investimento abrangente. A Associação Paradesportiva de Atibaia, dedicada a atletas com necessidades especiais, está se preparando para a 1ª edição dos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo, que acontecem entre os dias 21 e 23 de agosto, no Centro Paralímpico Brasileiro. Com representantes que superam barreiras físicas e emocionais, a equipe paradesportiva tem sido uma fonte de inspiração e superação, mostrando que o esporte é para todos, independentemente das limitações.

Os atletas paralímpicos do município são exemplos e já conquistaram diversos títulos nacionais. Para essa próxima competição, Atibaia será representada por uma delegação de 28 pessoas, nas modalidades de natação e atletismo. Superando barreiras físicas e emocionais, a equipe é um exemplo inspirador de superação, mostrando que o esporte é verdadeiramente acessível a todos, independentemente das limitações.

Atualmente a Prefeitura oferece à população modalidades como Aula Funcional, Atletismo, Atletismo PCD, Ballet, Basquete, Beisebol, Boxe, Capoeira, Ciclismo, Futebol, Futebol americano, Futsal, Ginástica artística, Ginástica rítmica, Handebol, Hidroginástica, Hidropilates, Judô, Jiu-jitsu, Kung-fu, Muay thai, Musculação, Natação, Natação PCD, Paracanoagem, Pilates, Skate, Softbol, Taekwondo, Tai Chi Chuan, Tênis de campo, Tênis de mesa, Voleibol e Voleibol adaptado. Além dessas, há diversas atividades distribuídas por todo o município, como Beach Tênis, Bocha, Futevôlei, Gatebol, Trike e Xadrez, que contam com o apoio do Poder Executivo de maneira indireta, com diferentes formas de suporte e incentivo.

Os idosos de Atibaia também colhem bons frutos desse investimento. Os resultados impressionam a cada competição, mostrando vigor, força, determinação e o melhor: que a idade não é impedimento para quem tem força de vontade. Neste momento, os jovens da Terceira Idade de Atibaia estão brilhando na quarta edição dos JOCAVI (Jogos Campeões da Vida), um evento que reúne cerca de 80 participantes de Atibaia nas modalidades: coreografia, jogos de mesa, bocha, vôlei feminino adaptado, natação, sinuca e a estreante peteca, que já conquistou medalha de ouro neste torneiro.

E o retorno do investimento no esporte não para por aí: dia 19 de agosto a equipe masculina de vôlei Climed/Atibaia estreia no Campeonato Paulista 2023 – Divisão Especial, de olho na Superliga C. Sob o comando do técnico Marcelo Paolinetti, a equipe tem buscado aprimorar seus fundamentos e táticas de jogo, visando enfrentar adversários de alto nível durante o Campeonato Paulista.

O vôlei de Atibaia faz parte da AEA (Associação Esportiva Atibaia) que, com o apoio da Prefeitura, desenvolve também projetos para crianças que pretendem ingressar nessa modalidade. E, no dia 25 de agosto, a equipe joga “em casa” pelo Paulista, no Ginásio de Esportes Elefantão.

Em um cenário onde a prática esportiva tem o poder de unir, inspirar e transformar vidas, o investimento de mais de R$ 7 milhões no esporte está se traduzindo em resultados tangíveis. Mais qualidade de vida, bem-estar e saúde para a população se aliam à motivação dos campeonatos, provando que a Prefeitura aposta em um futuro mais ativo e saudável para todos.