Equipe da Mata Ciliar resgata filhote de lobo-guará em zona rural de Jacutinga-MG

O animal foi encontrado por trabalhadores do local, que chamaram a Mata Ciliar para o resgate

 

Nesta terça-feira (29), a equipe da Mata Ciliar resgatou um filhote de lobo-guará fêmea encontrado em uma propriedade rural do município de Jacutinga, em Minas Gerais. No local, os trabalhadores que haviam visto o animal chegaram a esperar pela mãe, mas sem sucesso. Optando, então, em chamar nossa equipe.

“No meu ir e vir pela propriedade, acabei encontrando com dois rapazes que estavam com o filhote e tentando chamar alguém para ajudar. Nós não sabemos como proceder em momentos como esse, então, fomos atrás de orientações até que chegamos na Mata Ciliar. É muito importante estarmos preparados e saber o que fazer, justamente por ser um local com uma rica fauna. E eu fico preocupado com isso, pois gosto muito da natureza e estamos bem envolvidos com ela no nosso dia a dia”, comenta José Carlos, funcionário da propriedade.

Agora, o animal seguirá sob os cuidados da nossa equipe. Ela se encontra saudável e responsiva à alimentação ofertada. Além disso, foi realizado uma avaliação clínica geral para analisar seu estadoe definir os próximos passos. “Avaliamos sua hidratação, a pelagem, seus dentes, se havia ferimentos ou cicatrizes, batimentos cardíacos, frequência respiratória, entre outros. A avaliação foi positiva, ela está bem e agora, será encaminhada para os exames de sangue, de fezes e, posteriormente, para a vacinação”, explica Theury Reis, veterinária da Mata Ciliar.

Em situações como essa, em que o animal se encontra sem indícios de ferimentos ou traumas, é importante salientar que as pessoas devem esperar em locais distantes do filhote, para verificar se a mãe se encontra por perto, antes de chamar as entidades responsáveis para o manejo e o resgate. Como bem executado pelos trabalhadores da propriedade.

 

MATA CILIAR

A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.

Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade