Câmara aprova Moção de Congratulações à Dra. Lucila Hashimoto

A pediatra é a idealizadora da Casa de Atenção à Saúde da Mulher (CASAMAR) em Atibaia.

A Câmara aprovou na sessão desta terça-feira (22), uma Moção de Congratulações à Dra. Lucila Mary Hashimoto, pediatra e idealizadora da Casa de Atenção à Saúde da Mulher – CASAMAR, em razão de sua conduta em prol deste município, bem como de sua iniciativa perante a campanha Agosto Dourado e a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM). A vereadora Ana Borghi é a autora do documento.

O objetivo da SMAM deste ano é informar a sociedade quanto à importância da licença remunerada e do apoio no local de trabalho para facilitar a amamentação, que influencia diretamente de forma positiva a saúde e o bem-estar tanto das mães quanto dos bebês. “O aleitamento matemo é um direito bilateral, da mãe de amamentar seu filho mesmo trabalhando (o que é garantido pelas normas trabalhistas), e do bebê de ser alimentado adequadamente para crescer e se desenvolver em condições saudáveis, conforme previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, afirmou a vereadora.

Diante desse cenário, o município deu um importante passo na melhoria do cuidado e atendimento às mulheres com a inauguração da CASAMAR, idealizada pela Dra. Lucila, e que visa o cuidado da saúde feminina, proporcionando serviços de auxílio em situações consideradas de risco e vulnerabilidade, em especial na fase gestacional. De acordo com a doutora, “a construção desse ambiente acolhedor e humanizado é um sonho antigo posto em prática. Estamos cuidando de vidas e queremos oferecer o melhor para que as gestantes e seus bebês se sintam seguros”.

A instituição também abrigará um banco de leite destinado a fornecer leite materno pasteurizado e de qualidade para recém-nascidos. “O trabalho do banco de leite também deverá ser de orientar a mãe ainda gestante nos cuidados do seio para amamentação; oferecer apoio e orientação para a mãe em início de lactação que esteja com dificuldades, além de estimular a amamentação exclusiva até os 6 meses. Por tudo isso, é mais do que merecida esta homenagem à Dra. Lucila! Obrigado aos demais vereadores pela aprovação desta moção”, concluiu Ana Borghi.