Administração é união da técnica com a política

É com um bom governo, percebido assim pela população como um todo, que o ocupante da cadeira principal do Executivo reunirá as condições técnicas e administrativas para viabilizar a continuidade das prioridades.

Wagner Casemiro

O prefeito Emil Ono me convocou para, como secretário municipal, comentar com a nova equipe – formada por comissionados e designados – os valores e a missão que se propôs cultivar e cumprir ao assumir o cargo há cerca de dois anos e meio.
Toda administração pública tem uma dimensão técnica e uma dimensão política. A primeira é constituída a partir do plano de governo, das metas estabelecidas nas peças orçamentárias (PPA, LDO e LOA), das regras do Plano Diretor, entre outros documentos norteadores. A segunda é feita, após a reforma administrativa, pela chegada de novos comissionados, muitos com formação técnica especializada, todos buscando uma afinação com o comando do Executivo.
Essa aglutinação da equipe, reunindo diversidade profissional e humana, é essencial para o cumprimento de metas físicas e políticas. É com um bom governo, percebido assim pela população como um todo, que o ocupante da cadeira principal do Executivo reunirá as condições técnicas e administrativas para viabilizar a continuidade das prioridades. Cada setor do Executivo – representado por secretarias e diretorias – tem seus objetivos para a conclusão do atual mandato e para o planejamento do próximo período, com impacto e alcance sobre a Prefeitura e a Câmara nos mandatos a seguir.
Por tudo isso, procurei abrir um diálogo com os novos comissionados – e que seja produtivo, buscando “pontes” de convergência, coesão e coerência com o que fala e faz o prefeito, fala e faz o secretariado, fala e faz cada diretoria e os demais cargos. Hoje, na política, mesmo em nível estadual e nacional, as movimentações, tanto técnicas quanto políticas, precisam da ênfase nas mídias sociais, mas sempre com precisão e respeito ao cidadão.
Nesse sentido, um pedido que fizemos e fazemos à equipe é que, nas redes sociais, os novos comissionados sejam coerentes com os cargos que estão ocupando. Precisamos todos, nos contatos sociais presenciais e nos virtuais, refletir uma realidade adequada ao perfil da administração e do prefeito, sem comparações com outros perfis ou com outros mandatos. Esse alinhamento é uma ferramenta de avaliação pessoal e setorial, além de instrumento do marketing público, mais voltado à informação e ao esclarecimento da população.
Todas as informações, sugestões e projetos são importantes para compormos linhas de ação, estratégias e roteiros pontuais, incluindo a comunicação de notícias importantes, nestes 16 meses que nos separam até as eleições municipais e o fim do mandato. Balanços mensais de cada área, com o respectivo cumprimento de metas, também são importantes, assim como a formação de grupos de trabalho com foco, resultados e prazo determinados. Esta é uma via de duas mãos e deve permanecer assim, de preferência para além do final deste mandato.

* Wagner Casemiro é Secretário Municipal de Habitação de Atibaia, Professor Universitário Especialista em Administração, Contabilidade e Economia e Representante do CRA – Conselho Regional de Administração Atibaia.