Vacinados contra febre amarela em 2023 podem emitir certificado via aplicativo ConecteSUS

Anvisa encerrou atendimentos presenciais para emissão do certificado; Comprovante de vacinas registradas a partir de 30 de dezembro de 2022 pode ser obtido de forma on-line e gratuita no ConecteSUS ou no portal Gov.br.

A Prefeitura de Atibaia informa que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) encerrou os atendimentos presenciais para a emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) contra a febre amarela, portanto em Atibaia não é mais possível emitir o documento na rede municipal de saúde. A Secretaria de Saúde informa que as pessoas vacinadas contra a febre amarela a partir de 30 de dezembro de 2022 podem emitir o CIVP de forma on-line e gratuita por meio do ConecteSUS (no ícone “Vacinas”), aplicativo oficial do Ministério da Saúde que permite acessar diversos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

O CIVP apresenta o registro da vacina contra a febre amarela, com os dados sendo enviados pelos estabelecimentos de saúde com sistemas integrados à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

Para os registros da vacina contra a febre amarela anteriores a 30 de dezembro de 2022, o certificado ainda deverá ser solicitado, também gratuitamente, junto à Anvisa pelo portal Gov.br: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-o-certificado-internacional-de-vacinacao-e-profilaxia . Segundo o Ministério da Saúde, a emissão do CIVP via Anvisa (exclusiva para pessoas que se vacinaram no Brasil) será mantida até a migração completa da base de dados para o ConecteSUS, e os certificados em papel ou em PDF já emitidos pela Anvisa seguem válidos, sem necessidade de substituição.

Vale lembrar que desde 2016 o registro da vacina contra a febre amarela no CIVP é feito para uma dose única, válida por toda a vida, ainda que ela tenha sido aplicada anteriormente a 2016. A validade do CIVP para febre amarela tem início dez dias após a data de vacinação e ele é exigido para viajantes a partir dos nove meses de idade. Além disso, é importante ressaltar que somente pessoas que irão viajar para países que exigem a vacinação contra a febre amarela ou fazer escala/conexão em algum desses países necessitam do CIVP.

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é um documento que comprova a vacinação contra a febre amarela exigido por alguns países para a entrada de viajantes em seu território, conforme lista disponibilizada para consulta pelo Ministério da Saúde: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/paf/certificado-internacional-de-vacinacao/arquivos/lista-simplificada-de-paises-que-exigem-o-civp-febre-amarela/view . Também vale lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) atualiza regularmente essa relação dos países que exigem o documento.

Confira o passo a passo de como emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) via Anvisa (portal Gov.br): https://www.atibaia.sp.gov.br/wp-content/uploads/2022/12/Como-tirar-o-Certificado-Internacional-de-Febre-Amarela-1.pdf .