Prefeitura inaugura CRAS Itinerante garantindo atendimento social nos quatro cantos da cidade

Atibaia inova mais uma vez no cuidado e prestação de serviços para a população, confirmando o compromisso de cuidar das pessoas

A Prefeitura de Atibaia inaugurou na manhã desta quinta-feira, 20, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante, unidade móvel equipada para o atendimento da população em diversos bairros da cidade, em especial a região rural do município. A unidade chegará nas áreas mais distantes, onde não existe a presença de equipamentos que garantam o acesso à Rede de Proteção Social do SUAS, ofertando às famílias o acesso a programas e benefícios da rede socioassistencial, descentralizando e difundindo esses serviços. Com mais essa iniciativa, a cidade inova no atendimento e reforça o compromisso de oferecer bem-estar e uma vida melhor a todos.

Na cerimônia de inauguração estiveram presentes o prefeito de Atibaia, Emil Ono, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Tamy Ono; o vice-prefeito Prof. Fabiano de Lima; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Magali Basile; o coordenador de Assistência Social da Secretaria de Estado, Itamar Junior; o diretor da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Edgilson Tavares; e demais autoridades locais.

A equipe do CRAS Itinerante será composta por um gestor, uma assistente social, um psicólogo e um administrador, que irão acolher e atender as famílias, seja para realizar ou atualizar o Cadastro Único, que garante a inserção em vários programas do Governo Federal, bem como para encaminhamento de serviços sociais realizados no município, como pré-atendimentos, acolhidas, escuta qualificada, entre muitos outros.

Hoje há cinco CRAS no município, nos bairros Alvinópolis, Caetetuba, Jardim Imperial, Portão e Tanque. Além disso, há uma unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no bairro Vila Salles, que atende os casos mais graves de situação de risco ou de violação de direitos. O CRAS Itinerante, portanto, soma-se a essa importante rede de atendimento às pessoas em vulnerabilidade social, com atendimento humanizado e especializado.