Atibaia oferece mais de 10 modalidades esportivas voltadas aos idosos

Investimento recorde da Administração Municipal em esportes busca melhorar qualidade de vida e bem-estar da terceira idade.

Com o objetivo de aprimorar a qualidade de vida e o bem-estar da população, a Prefeitura de Atibaia, em um investimento recorde em esporte na história da cidade, tem proporcionado uma ampla variedade de modalidades esportivas gratuitas para todos. Com um total de 37 opções disponíveis, essas atividades têm beneficiado mais de 10 mil pessoas. Um dos destaques dessa iniciativa está no empenho voltado à Terceira Idade, com mais de 10 modalidades voltadas a esse grupo etário.

Em parceria com a Associação Esportiva de Atibaia, são oferecidas aos idosos as seguintes atividades: coreografia, atletismo, voleibol adaptado (masculino e feminino), natação e jogos de mesa, que englobam tranca, damas, buraco, dominó, sinuca e truco. Todas visam proporcionar a saúde física e mental, além de incentivar o convívio social entre os participantes.

E se engana quem pensa que é necessário ter alguma aptidão física para ingressar em qualquer modalidade. “Comecei com as aulas de coreografia um pouco antes da pandemia e já me apaixonei pelas aulas. Logo que as atividades retornaram eu voltei a sorrir, pois dançar é tudo de bom: faz bem para o ego e para a saúde. Essa modalidade mudou a minha vida, pois consigo ter vontade de viver, saio daqui muito feliz e essa integração dos alunos é excelente. Aqui não temos apenas uma aula, e sim, um círculo de amizade, um ajudando o outro. Então, aconselho a todos que não se acomodem; procurem uma atividade em que se encaixe e vá ser feliz. Não precisa ter experiência em nada, basta ter qualidade de vida”, ressaltou a aluna Ivani Aparecida Domísio, de 65 anos.

Ivani Aparecida Domísio, de saia florida

Além dos benefícios físicos, as atividades esportivas também contribuem para o combate ao isolamento social e para a construção de vínculos comunitários. O incentivo à prática esportiva é uma medida importante para promover o envelhecimento saudável e ativo, aumentando, assim, a qualidade de vida dos idosos da cidade. “Eu pratico várias modalidades oferecidas pela Prefeitura. Vi a aula de dança e pensei que não fosse conseguir, mas quando fiz a primeira aula me apaixonei de verdade, pois todos nos acolhem com muito carinho e amor. Passei por fases muito difíceis na minha vida e a aula de coreografia foi a minha luz, foi o que retomou minha alegria e vontade de viver. Hoje, represento Atibaia em diversos campeonatos e posso dizer que representar nossa cidade, com todo incentivo que nos dá, é um orgulho tremendo. Eu só tenho a agradecer pois com o esporte me tornei uma pessoa com saúde e vontade de vencer sempre”, relatou Margarida de Fátima Ferraz do Amaral, de 67 anos.

Margarida de Fátima Ferraz do Amaral, de saia azul

Só neste ano, a Prefeitura de Atibaia destinou mais de R$ 7 milhões às organizações parceiras ((Organizações da Sociedade Civil – OSC) responsáveis pelo trabalho, que vem sendo desenvolvido em regime de mútua cooperação, reiterando sua dedicação ao esporte, evidenciando a sua importância como instrumento de desenvolvimento social e promoção do bem-estar a toda a população. “Esse investimento da Prefeitura e o apoio significativo que oferece à Terceira Idade refletem significativamente na nossa qualidade de vida. Quantas pessoas chegam nas aulas com depressão, com algum tipo de mobilidade ou sedentárias e saem totalmente diferentes. É isso que queremos mostrar às pessoas: não existe nenhuma limitação; o que existe é força de vontade. Venham conhecer, temos a certeza que todos irão se apaixonar”, convida a atleta Celina Fujihara.

A ideia de investir no esporte como promoção de qualidade de vida refletiu diretamente na saúde da atleta da Terceira Idade, Bernadete da Silva, hoje capitã do time de voleibol adaptado 70+. “Fui acometida com um câncer de mama e foi por meio do esporte que me reergui. Hoje, faço voleibol adaptado e atletismo e foram essas modalidades que me fizeram ter vontade de viver. Se não fosse isso, eu estaria com um fantasma em minha cabeça, fazendo de uma dor, um grande problema. O esporte contribuiu para meu bem-estar, minha saúde física e mental. Hoje, sou outra pessoa, termino uma aula já penso na próxima. Graças à Prefeitura e o incentivo que dá aos idosos que estou aqui, sorrindo, treinando e vivendo”, relata Bernadete.

A aluna de vôlei adaptado Vânia Dantas Angelo de Azevedo, de 58 anos, conta que se espelha nas atletas de 80, 85 anos que se beneficiam com as modalidades oferecidas pela Prefeitura. “É um esporte diferente, e qualquer pessoa pode praticar, uma vez que não precisamos de tanto desempenho físico, pois não pulamos tanto e é menos agressivo. Eu largo qualquer coisa para treinar. Atibaia nos oferece uma estrutura maravilhosa e todos se importam com a gente. É sobre vida, é sobre qualidade de vida, é sobre saúde e vontade de viver”.

Vânia Dantas Angelo de Azevedo

As modalidades são voltadas a todas as pessoas acima dos 50 anos, mesmo àquelas que nunca praticaram nenhum tipo de esporte. “Tenho 79 anos, e comecei a praticar natação pela Prefeitura e depois o vôlei adaptado. Foi uma escolha que mudou completamente a minha vida. As dores que costumavam me incomodar se tornaram menos frequentes e sinto que tenho muito mais resistência e energia no meu dia-a-dia”, comenta a atleta Conceição Nunes, sendo reforçada pela colega iniciante Telma Rita Pascoal Regis de Souza, 71 anos: “para todos aqueles que pensam que idade é uma barreira para a prática de esportes, eu sou a prova viva de que isso não é verdade. Nunca é tarde para começar algo novo, para se apaixonar por algo, para superar limites e buscar uma vida mais saudável e plena”.

Celina Fujihara de amarelo; De vermelho em pé, Telma Rita Pascoal Regis de Souza; Conceição Nunes está de azul ao lado do professor e Bernadete da Silva com a bola na mão e camiseta preta e cinza

Os locais e horários das práticas esportivas estão disponíveis no link:

https://www.atibaia.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/05/Treinos-2023.pdf.