Atibaia promove a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social em julho

Conselho Municipal de Assistência Social dará início às pré-conferências junto à população para divulgar a Conferência e ampliar a participação popular; evento acontece em 21 de julho, das 8h às 17h, no SEST SENAT.

 

A Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) promovem a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, no dia 21 de julho, das 8h às 17h, no SEST SENAT (Rua das Juçaras, nº 110, Caetetuba), apresentando o tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”. A cada dois anos o Conselho Municipal realiza a Conferência Municipal de Assistência Social para mobilizar a população a avaliar e a discutir a política pública de assistência social no município. A Conferência e as pré-conferências serão abertas para toda a população, com o objetivo de conhecer os serviços da Política de Assistência Social e levantar propostas para qualificar as ofertas.

A 10ª Conferência Municipal de Assistência Social abordará financiamento e orçamento como instrumentos para uma gestão de compromisso e responsabilidades em garantia dos direitos socioassistenciais do país; Qualificação e estruturação das instâncias de controle social com diretrizes democráticas e participativas; Como potencializar a Participação Social no SUAS?; Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS; e A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

Importante ressaltar que a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social deverá garantir que as indicações dos representantes sejam realizadas de forma paritária entre a Sociedade Civil e o Poder Público. O SUAS – Sistema Único de Assistência Social – é um sistema público que organiza os serviços de Assistência Social no Brasil, nos níveis Municipal, Estadual e Federal, visando a proteção imediata e o atendimento psicossocial às crianças e aos adolescentes vítimas de violência (física, psicológica, negligência grave), abuso ou exploração sexual comercial, bem como a seus familiares.

Além disso, o SUAS visa ofertar proteção social, tanto em caráter preventivo por meio dos CRAS e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, quanto de proteção social de média e alta complexidade que atende violências contra pessoas idosas, com deficiência, mulheres, crianças e adolescentes, indivíduos e famílias em risco social.

Confira a programação das pré-conferências no município:
10/07 – 9h
CRAS Portão (Rua Antonio da Cunha Leite, nº 1901)

11/07 – 13h30
CRAS Caetetuba (Praça Antonio Scavone, s/nº)

12/07 – 9h
CRAS Alvinópolis (Praça Santo Antônio, nº 79)

14/07 – 9h
Centro POP + Casa de Passagem (Casa do Caminho – Estrada dos Perines, nº 230, Boa Vista)

14/07 – 14h
CRAS Imperial (Centro Comunitário – Rua Pacaembu, nº 65, Jardim Imperial)

17/07 – 13h
CRAS Tanque (EM Gilberto Sant’Anna – Rua Nazareno Rossi, s/nº, Tanque)