Prefeitura anuncia ações em maio para marcar Mês da Luta Antimanicomial

Palestras, rodas de conversa e outras atividades vão acontecer neste mês, além da inauguração do CAPS i para atendimento de crianças e adolescentes com transtornos mentais graves.

Em celebração ao Mês da Luta Antimanicomial, a Prefeitura de Atibaia programou atividades como palestras, rodas de conversa e outras ações sobre saúde mental neste mês de maio em diversos pontos da cidade. A Luta Antimanicomial visa relembrar que todo cidadão tem o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento nos serviços abertos, comunitários e territorializados, pois isolar a pessoa com transtorno mental com o intuito de “tratar” é uma ideia baseada apenas em preconceitos e não produz cuidado em saúde.

As atividades sobre o assunto começaram nesta semana em Atibaia com a Palestra “Conscientização sobre a luta antimanicomial”, na USF Maracanã.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é comemorado em 18 de maio e se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Neste dia está programada a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial CAPS i na cidade de Atibaia, que atenderá crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes. Em fevereiro, a Prefeitura inaugurou o CAPS-AD, para atendimento de pessoas com transtornos pelo uso de álcool e outras drogas, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e componente da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Atibaia.

O Movimento da Reforma Psiquiátrica no país se iniciou no final da década de 70 com o lema “por uma sociedade sem manicômios”. Em 1987, em Bauru-SP, aconteceu o 1º Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental, evento que produziu um documento considerado o marco inicial do movimento da Luta Antimanicomial pelos direitos das pessoas com sofrimento mental.

A Reforma Psiquiátrica resultou na aprovação da Lei 10.216/2001, que trata da proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo de assistência. Este marco legal estabelece a responsabilidade do Estado no desenvolvimento da política de saúde mental no Brasil, por meio do fechamento de hospitais psiquiátricos, abertura de novos serviços comunitários e participação social no acompanhamento de sua implementação.

São exemplos de serviços comunitários que compõe a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS): Centros de Atenção Psicossocial adulto, infantojuvenil e álcool e drogas, Residências Terapêuticas, Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família, Centros de convivência e cooperativa, entre outros.

Programação:

10/05/2023 – Ação “Atividades na Tenda” com Professor Renato, orientando sobre os benefícios da prática de exercício físico para saúde mental
Horário: às 8h00
Local: UBS Portão – Rua Antônio da Cunha Leite, 2005 – Portão

De 15 a 19/05/2023 – Exposição das produções artísticas dos usuários do CAPS-II
Local: Cine Itá – Rua Visconde do Rio Branco, 51 – Centro

15/05 – 1° Encontro Atibaiense de Redução de Danos
Horário: 9h às 12h
Local: Cine Itá – Rua Visconde do Rio Branco, 51 – Centro

16/05 – Manhã de acolhida com a equipe do CAPS AD
Acolhimento para escuta das necessidades das pessoas que estão em situação de rua por meio de jogos, música e café da manhã
Horário: a partir das 8h30
Local: Praça Pedro de Toledo, s/n – Centro (próximo à Rodoviária)

17/05/2023 – Roda de conversa sobre Saúde Mental e Modelos de Atenção em Saúde
Horário: às 14h30
Local: UBS Flamenguinho – Rua Ouro Preto, 700 – Jardim do Alvinopolis

18/05/2023 – Roda de Conversa sobre Saúde Mental
Horários: às 9h00 e às 14h00
Local: USF Imperial – Praça Migrante Nordestino, s/n – Jardim Imperial

18/05/2023 – Roda de Conversa sobre a Luta Antimanicomial
Horário: 10h
Local: UBS Rio Acima – Rua Maria Luiza Rocca Borges, s/n – Rio Acima

18/05/2023 Roda de conversa com a psicóloga sobre a Luta antimanicomial
Horário: às 10h00
Local: UBS Santa Clara – Avenida Professor Flavio Pires de Camargo, 1200 – Caetetuba

18/05/2023 – Roda de Conversa sobre Saúde mental e a luta antimanicomial
Horário: às 9h00
Local: UBS Usina – Estrada Hisaichi Takebayashi, 8000 – Usina

18/05/2023 – Inauguração do CAPS i
Horário: às 9h00
Local: CAPS i – Rua José Lucas, 246 – Centro
Seguida de caminhada referente ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

19/05/2023 – Roda de conversa com Dra.Marília sobre saúde mental e políticas públicas antimanicomiais
Horário: às 9h00
Local: USF Rio Abaixo – Estrada do Mingu, s/n – Rio Abaixo