Vacinação contra gripe começa na segunda-feira (10) em Atibaia

Vacina está liberada para todos os grupos de risco e pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes.

A vacinação contra gripe em Atibaia começa na segunda-feira, 10 de abril, para grupos de risco. Diferentemente de anos anteriores, na 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) todo o público-alvo contemplado pode se vacinar desde o primeiro dia. O imunizante contra gripe pode ser administrado na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Estadual de Vacinação e também com outros medicamentos.

A vacina contra gripe está liberada para crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas/grupo de risco (Portadores de Doença respiratória crônica, Doença cardíaca crônica, Doença renal crônica, Doença hepática crônica, Doença neurológica crônica, Diabetes, Imunossupressão, Obesos, Transplantados, Portadores de Trissomias – mediante apresentação de comprovante), caminhoneiros, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas. Para vacinação dos grupos elencados é obrigatória a apresentação de comprovante.

Saiba AQUI quais são as unidades e horários da aplicação das vacinas contra gripe em diversas unidades de saúde de Atibaia. O município fará um dia de mobilização para vacinação já no dia 15 de abril, das 8h às 13h, nas unidades UBS Centro, UBS Alvinópolis, UBS Santa Clara, USF Imperial, UBS Tanque, UBS Itapetinga e USF Portão, com o objetivo de atender a população elegível de maneira mais rápida, evitando filas.

Haverá também vacinação itinerante: na Academia da Saúde (Rua Liberdade, nº 375 – Jardim Cerejeiras), de 10 a 14 de abril das 8h às 15h30; na Feira Noturna do Centro de Convenções nos dias 12, 19 e 26 de abril das 17h às 21h; na Feira Alvinópolis no dia 29 de abril das 8h às 12h; e o Rotary Day em 6 de maio das 8h às 13h.

A campanha nacional de vacinação contra gripe vai de 10 de abril a 31 de maio. A meta é imunizar 90% dos grupos prioritários e reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população alvo para a vacinação.

No ano passado, Atibaia só atingiu a meta de vacinação acima de 90% para os profissionais de saúde. Todos os outros grupos ficaram abaixo da meta, apesar de o município ter registrado índices maiores do que a média do Estado São Paulo em todos os grupos.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias.